
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Cristine Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-19T15:34:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-19T15:34:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-09 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601072 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O atual cenário da educação no Brasil remete-nos a repensar a prática educativa em busca de estratégias para melhorar os caminhos e resultados obtidos pelos educandos. As transformações desejáveis ao nosso país devem começar na escola, por meio de ressignificações da ação docente e discente no processo educativo para que as mudanças se efetivem. Esta pesquisa objetiva analisar os resultados do processo de implementação de um currículo inovador que tem entre suas propostas desenvolver uma metodologia de ensino baseada na Pedagogia de Freinet, de modo a possibilitar a concretização de uma nova concepção de aprendizagem, de relações humanas e de organização dos espaços e vivências em uma escola privada de Ensino Fundamental II, da cidade de São Paulo. Tendo como fundamentos teóricos básicos os conceitos de educação e currículo inovador, este estudo considerou inicialmente, para efeito de análise, documentos da escola na qual foi implantado o referido projeto e da legislação vigente visando compreender o contexto educacional e a forma de implementação da proposta desenvolvida. A abordagem qualitativa norteou a realização da pesquisa de campo a fim de caracterizar as percepções dos professores referentes ao processo educativo e de formação vivenciado no Ensino Fundamental II, no período da implementação e consolidação do projeto, que vigorou de 2012 a 2017. A coleta de dados foi efetuada por meio de entrevistas realizadas com profissionais que atuaram diretamente neste projeto, acrescido de registros de observações do cotidiano escolar. Os resultados desta pesquisa permitem comprovar que o currículo inovador possibilitou ampliar o interesse e a motivação dos discentes, além de desenvolver habilidades e competências significativas que favorecem seu desempenho acadêmico e sua formação humana. Através desta pesquisa foi possível ainda validar a condição de que inovar na educação pressupõe a compreensão e o comprometimento do corpo docente e de toda a comunidade envolvida. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | CURRÍCULO INOVADOR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
| Título: dc.title | Currículo inovador: A realidade de uma escola do ensino fundamental (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: