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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, FRANCISCO JÚLIO SOUSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-16T13:20:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-16T13:20:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | AS PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA GRANDE MÍDIA/ 2002 A 2019 - TEXTO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601019 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A análise do discurso pode ser considerada uma ferramenta valiosa ao trabalho dos historiadores dedicados a análise de situações do tempo presente. Nesta dissertação, tomamos como foco a análise dos discursos e pronunciamentos produzidos e veiculados na grande mídia entre 2002 e 2019 sobre o ensino de história e os livros didáticos destinados à esta disciplina. De maneira geral, evidenciamos que os discursos possuem quatro características marcantes: uma ideia central, um corpo, uma regularidade e um objetivo. Os discursos possuem uma ideia de partida, aquilo que os mantêm direcionados. Cria-se uma ideia para atingir a construção de verdades. As práticas discursivas possuem, da mesma forma, um corpo, uma estrutura linguística, termos que se tipificam para tratar de determinados sujeitos. Evidenciamos também, que os discursos estão sempre em evidência, são midiáticos, compartilhados, comentados e, sempre gerando reverberações. Por fim, pretendem chegar a um objetivo que dependerá do contexto. Por estarem constantemente em evidência, os discursos e pronunciamentos ajudam a desenvolver diferentes interpretações do conceito de papel social do professor de História. Circulando na grande mídia, estes discursos acabaram por rotular os docentes, empregando termos depreciativos de tal maneira que agora chamados de doutrinadores marxistas e esquerdistas, os professores sofrem ataques diários em variados ambientes e de diferentes indivíduos. O presente texto desenvolve a análise de alguns discursos no sentido de identificar seus autores, seus objetivos, e seus modos de funcionamento, tendo como primordial, a ideia de que o ambiente do ensino e dos livros didáticos de história representam um intenso campo de disputas. Compreender estas disputas pelo prisma da análise dos discursos é a experiência que nos propomos neste trabalho, de tal maneira que possamos contribuir positivamente para o ofício de nossos pares, e que estes, enxergando esta dissertação como um subsídio para sua prática cotidiana, possam pensar sua prática docente. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História – Discursos - Doutrinação. Profhistória. | pt_BR |
Título: dc.title | AS PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NA GRANDE MÍDIA: 2002 A 2019 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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