Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CABRAL, JOSÉ DIEGO AZEVEDO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-16T12:42:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-16T12:42:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | A LITERATURA COMO LINGUAGEM E FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: AS CRÔNICAS DE LIMA BARRETO E AS POSSIBILIDADES PARA SE ENSINAR HISTÓRIA - TEXTO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601017 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação tem com um dos seus objetivos discutir o uso da Literatura como fonte e linguagem para o Ensino de História no Ensino Básico. Tomando como autor Lima Barreto, vamos analisar algumas de suas crônicas que lidam com as reformas urbanas desenvolvidas no Rio de Janeiro durante a Primeira República, e as consequências destas para as camadas mais pobresdoRiodeJaneiro.Apresentedissertação divididaemtrêspartes,sendoquenoprimeiro capítulo analisamos a vida de Lima Barreto, com o objetivo de contextualizar sua obra que é profundamente influenciada pelos acontecimentos da sua vida. Em um segundo momento, fizemos uma discussão teórica sobre a crônica enquanto gênero literário, mostrando suas características e peculiaridades. Analisamos também algumas crônicas barreteanas sobre a questão urbana no Rio de Janeiro. E por fim, no último capítulo, analisamos a aplicação das oficinas no Ensino Médio a partir da metodologia Aula Oficina de Isabel Barca (2004), buscando entender como foi sendo construída a literacia histórica exposta em Peter Lee (2006) e Millian (2015) entre os alunos. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Literatura. Lima Barreto. Metodologia de aula- Oficina, profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | A LITERATURA COMO LINGUAGEM E FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: AS CRÔNICAS DE LIMA BARRETO E AS POSSIBILIDADES PARA SE ENSINAR HISTÓRIA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons