Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NETO, RAIMUNDO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, ÓTOM | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FREIRE, MELQUESEDEQUE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-16T03:41:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-16T03:41:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPLORANDO OS DIAGRAMAS DE RICH-SUTER NO ESTUDO DE CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601015 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material é o produto educacional desenvolvido na pesquisa de Raimundo Marcolino de Morais Neto no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PROFQUI – UFRN). Ele é constituído por uma proposta de sequência didática resultante de uma experiência inicial com estudantes de graduação em Química. A partir da análise e reflexão sobre os resultados dessa experiência, apresenta-se este material, objetivando auxiliar na prática docente no que concerne à apresentação do conteúdo de configurações eletrônicas. Nesta proposta, o estudo e a compreensão das configurações eletrônicas, sobretudo para os metais de transição, são efetuadas por meio de uma sequência de atividades utilizando, principalmente, os diagramas desenvolvidos por Rich e Suter (1988). Todas as atividades aplicadas durante o processo possuem objetivos específicos destacados, bem como questões essenciais e adicionais que são sugeridas para observar, aprofundar e melhorar os conhecimentos relacionados a determinados pontos desse tópico. Em complementação, são apresentadas outras questões visando ao desenvolvimento de habilidades no uso desses diagramas pelos estudantes e avaliar indícios de apropriação de novos conhecimentos. A partir dos conteúdos inseridos neste produto educacional, são sugeridas diversas recomendações de abordagem desse tema no ensino de graduação, o que não impede que a proposta possa ser ampliada e explorada em outras direções. Buscou-se redigir o material em uma linguagem bem acessível e de fácil entendimento ao leitor. Espera-se que o uso desse material possa contribuir na melhoria dos conhecimentos sobre os arranjos eletrônicos, bem como auxiliar os professores no processo de instrução dos seus alunos com informações cada vez mais corretas. Ficou interessado? Então, venha descobrir como angariar avanços nos conhecimentos referentes às configurações eletrônicas de átomos e íons dos elementos químicos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,56 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Configuração Eletrônica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diagrama de Rich e Suter | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Elementos de Transição | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPLORANDO OS DIAGRAMAS DE RICH-SUTER NO ESTUDO DE CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 6,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601015/2/PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons