SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPLORANDO OS DIAGRAMAS DE RICH-SUTER NO ESTUDO DE CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNETO, RAIMUNDO-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, ÓTOM-
Autor(es): dc.contributor.authorFREIRE, MELQUESEDEQUE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-16T03:41:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-16T03:41:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPLORANDO OS DIAGRAMAS DE RICH-SUTER NO ESTUDO DE CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601015-
Resumo: dc.description.abstractEste material é o produto educacional desenvolvido na pesquisa de Raimundo Marcolino de Morais Neto no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PROFQUI – UFRN). Ele é constituído por uma proposta de sequência didática resultante de uma experiência inicial com estudantes de graduação em Química. A partir da análise e reflexão sobre os resultados dessa experiência, apresenta-se este material, objetivando auxiliar na prática docente no que concerne à apresentação do conteúdo de configurações eletrônicas. Nesta proposta, o estudo e a compreensão das configurações eletrônicas, sobretudo para os metais de transição, são efetuadas por meio de uma sequência de atividades utilizando, principalmente, os diagramas desenvolvidos por Rich e Suter (1988). Todas as atividades aplicadas durante o processo possuem objetivos específicos destacados, bem como questões essenciais e adicionais que são sugeridas para observar, aprofundar e melhorar os conhecimentos relacionados a determinados pontos desse tópico. Em complementação, são apresentadas outras questões visando ao desenvolvimento de habilidades no uso desses diagramas pelos estudantes e avaliar indícios de apropriação de novos conhecimentos. A partir dos conteúdos inseridos neste produto educacional, são sugeridas diversas recomendações de abordagem desse tema no ensino de graduação, o que não impede que a proposta possa ser ampliada e explorada em outras direções. Buscou-se redigir o material em uma linguagem bem acessível e de fácil entendimento ao leitor. Espera-se que o uso desse material possa contribuir na melhoria dos conhecimentos sobre os arranjos eletrônicos, bem como auxiliar os professores no processo de instrução dos seus alunos com informações cada vez mais corretas. Ficou interessado? Então, venha descobrir como angariar avanços nos conhecimentos referentes às configurações eletrônicas de átomos e íons dos elementos químicos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,56 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectConfiguração Eletrônicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiagrama de Rich e Suterpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectElementos de Transiçãopt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPLORANDO OS DIAGRAMAS DE RICH-SUTER NO ESTUDO DE CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM QUÍMICA EM REDE NACIONALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons