Jogos como estratégia de motivação nos processos de ensino e aprendizagem de ciências

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Maria Tatiane Damasceno-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Antônio Igo Barreto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-15T16:01:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-15T16:01:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-16-
identificador: dc.identifier.otherJogos como estratégia de motivação nos processos de ensino e aprendizagem de ciênciaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600995-
Resumo: dc.description.abstractO jogo, em suma, traz dois aspectos importantes, o lúdico e o cognitivo, especialmente para crianças pequenas, que ainda não abstraem o pensamento. Além destes, algumas brincadeiras tradicionais também provam o seu valor. Esta cartilha foi montada pensando em você professor, aproveite e desfrute dos benefícios dos jogos nos processos de ensino e aprendizado de Ciências. Quer conhecer algumas opções para trabalhar dentro e fora de sala de aula? Bom, antes disso é necessário conhecer uma breve fundamentação teórica que pode lhe permitir inserir os jogos apresentados aqui no produto e nos anexos, nas suas experiências de ensino, de uma maneira fundamentada e produtiva. Resumimos esse referencial nas seguintes afirmações: - Os jogos não são uma solução o receita magica no ensino de biologia, mas podem ser uma ferramenta para inovar e motivas (COSTA, 2008). - Os jogos devem estimular que o aluno pense criticamente sobre o que faz, é necessário ajudar ao aluno a explicitar as aprendizagens derivadas dos jogos (LEITE, LIMA, CALDAS, 2014). - Os jogos podem ser pensados como desafios que estimulam nos alunos habilidades para resolver problemas (CAMPOS, 2008). - Os jogos podem ser boas ferramentas para a abordagem de conceitos difíceis para os alunos (SETUVAL e BEJARANO, 2009), porem, isso só é possível com um adequado planejamento e direcionamento por parte do professor. - Dificilmente os jogos vão promover motivação nos alunos, se o próprio professor não esta motivado pelo uso dos jogos. Na opinião de Boruchovitch (2009) das distintas formas de promover a motivação, a principal é que o próprio professor seja um modelo de pessoa motivada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent573KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJogos. Motivação. Ensino e aprendizagem. Ciências.pt_BR
Título: dc.titleJogos como estratégia de motivação nos processos de ensino e aprendizagem de ciênciaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiênciaspt_BR
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