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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Maria Tatiane Damasceno | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Antônio Igo Barreto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-15T16:01:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-15T16:01:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogos como estratégia de motivação nos processos de ensino e aprendizagem de ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600995 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O jogo, em suma, traz dois aspectos importantes, o lúdico e o cognitivo, especialmente para crianças pequenas, que ainda não abstraem o pensamento. Além destes, algumas brincadeiras tradicionais também provam o seu valor. Esta cartilha foi montada pensando em você professor, aproveite e desfrute dos benefícios dos jogos nos processos de ensino e aprendizado de Ciências. Quer conhecer algumas opções para trabalhar dentro e fora de sala de aula? Bom, antes disso é necessário conhecer uma breve fundamentação teórica que pode lhe permitir inserir os jogos apresentados aqui no produto e nos anexos, nas suas experiências de ensino, de uma maneira fundamentada e produtiva. Resumimos esse referencial nas seguintes afirmações: - Os jogos não são uma solução o receita magica no ensino de biologia, mas podem ser uma ferramenta para inovar e motivas (COSTA, 2008). - Os jogos devem estimular que o aluno pense criticamente sobre o que faz, é necessário ajudar ao aluno a explicitar as aprendizagens derivadas dos jogos (LEITE, LIMA, CALDAS, 2014). - Os jogos podem ser pensados como desafios que estimulam nos alunos habilidades para resolver problemas (CAMPOS, 2008). - Os jogos podem ser boas ferramentas para a abordagem de conceitos difíceis para os alunos (SETUVAL e BEJARANO, 2009), porem, isso só é possível com um adequado planejamento e direcionamento por parte do professor. - Dificilmente os jogos vão promover motivação nos alunos, se o próprio professor não esta motivado pelo uso dos jogos. Na opinião de Boruchovitch (2009) das distintas formas de promover a motivação, a principal é que o próprio professor seja um modelo de pessoa motivada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 573KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos. Motivação. Ensino e aprendizagem. Ciências. | pt_BR |
Título: dc.title | Jogos como estratégia de motivação nos processos de ensino e aprendizagem de ciências | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
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