Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Matos, Danielly Franco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Antônio Igo Barreto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-15T15:50:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-15T15:50:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Formação continuada para professores de Química | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600994 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional é parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Foi realizado com um grupo de professores de Química da Secretaria Estadual de Educação do Acre (SEE) e alunos do programa de residência pedagógica do curso de graduação em Química da UFAC. Fundamenta-se na teoria construtivista de Piaget e na aprendizagem significativa de Ausubel. Discorre sobre possíveis reflexões e mudanças de paradigmas em relação ao processo de ensino e de aprendizagem e aponta a necessidade da inserção de práticas educativas inovadoras que possam impulsionar e viabilizar uma formação integral do aluno abrindo espaço para a interação e participação dos estudantes na construção do conhecimento, além de, potencializar os saberes empíricos na mediação entre teoria e prática, conceitos científicos e práxis cotidiana. Apresenta-se como uma ferramenta promissora ao docente de Química, no seu percurso formativo, se inspira na implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em conformidade com a Base Nacional comum Curricular (BNCC), disponibiliza um caderno de Sequência Didática (SD) e duas oficina sobre Elaboração de Sequência Didática (SD) e Metodologias Ativas para apreciação, apropriação, adaptações e utilização dos Docentes de Química da rede Estadual de Ensino Médio do Estado do Acre, público alvo deste curso. Tem por Objetivo Geral propor uma reflexão geral sobre o processo de ensino e de aprendizagem no cenário das práticas educativas inovadoras, visando promover a formação profissional, pessoal e social do indivíduo e instrumentalizar o professor de Química no seu planejamento docente. Como Objetivos Específicos: aprofundar os conhecimentos sobre Metodologia Ativa e Ensino Híbrido; Conhecer algumas ferramentas ou estratégias de ensino que podem dar intencionalidade ao protagonismo dos alunos e auxiliar o professor na elaboração de sequência didática que possa potencializar a trajetória de aprendizagem. Está organizado em quatro unidades: Unidade I – Os domínios de aprendizagem – direciona uma abordagem fundamentada nas teorias de aprendizagem; Unidade II – Aprendizagem protagonista - aponta um cenário sobre o protagonismo juvenil; Unidade III – Ensino Híbrido - apresenta algumas concepções e fundamentações sobre o ensino na atualidade e Unidade IV – Práticas de Ensino nas Metodologias Ativas - destaca algumas estratégias de ensino como atividades inovadoras. Cada unidade está assim estruturada: Apresentação - corresponde a um pequeno texto referente ao que será abordado na unidade; Leitura obrigatória - material em PDF, slide ou vídeos (leitura que faz parte da trilha de aprendizagens para um bom aproveitamento da formação, com dados fundamentais para o seu efetivo estudo e aprimoramento); Saiba mais! - materiais para aprofundamento da temática que trata a unidade, podendo ser textos ou vídeos disponíveis em link de acesso e Referências - fonte de informação utilizada na construção do material. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,79MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores. Metodologias ativas. Ensino de Química. | pt_BR |
Título: dc.title | Formação continuada para professores de Química: uma abordagem das práticas pedagógicas na perspectiva da metodologia ativa no ensino de Química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Formação continuada para professores de Química.pdf | 6,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600994/2/Formação continuada para professores de Química.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons