Guia didático aprendendo sobre ligações químicas a partir de alimentos: uma proposta para potencializar as inteligências múltiplas do ensino de Química

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Francisca Georgiana Martins-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Antônio Igo Barreto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-14T23:01:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-14T23:01:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-06-
identificador: dc.identifier.otherGuia didático aprendendo sobre ligações químicas a partir de alimentospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600988-
Resumo: dc.description.abstractO Guia Didático está organizado na forma de encartes, e contém a orientação pedagógica para realização do projeto Ligações Químicas e alimentos, além de sugestões de atividades para potencializar as Inteligências Múltiplas de Gardner no Ensino de Química. Tem, como objetivo, servir de ferramenta didática para favorecer a aprendizagem dos alunos e contribuir com a práxis do professor. Além de informações importantes ao professor, trás como demonstração da potencialidade dos alunos, dois materiais criados por eles: um roteiro de experimento e um jogo. Está dividido em sessões, sendo que a primeira, a descrição do projeto LIGAÇÕES QUÍMICAS E ALIMENTOS – ETAPAS, que foi desenvolvido com 26 alunos do 1° Ano do ensino Médio de uma Escola de Ensino Fundamental e Médio do Município do Rio Branco- Acre. O texto vem escrito na forma de uma sequência de ações: primeiro a Identificação do problema e a preparação e sistematização, pelo professor, dos materiais necessários à investigação; segundo, apresentação do problema Processo de análise, discussão, levantamento de conhecimentos prévios sobre esta temática; terceiro a organização dos Grupos Planejamento das ações a serem realizadas para a resolução da problemática inicial; quarto, a investigação Utilização dos materiais disponibilizados pelo professor; os alunos, nesta fase, apropriam-se das informações por meio de leitura e análise crítica, pesquisam na internet, discutem em grupo o material coletado e levantam as hipóteses de solução; quinto, a síntese Elaboram uma síntese de tudo que foi discutido, organiza as informações e materiais coletados ao longo da investigação, as soluções evidenciadas para a problemática inicial. Sexto, o planejamento e organização da Feira de Química. E, por fim, um momento de síntese do conteúdo (últimos comentários) e avaliação do processo. Na segunda sessão, o Guia traz as Inteligências Múltiplas de Gardner, com as definições e habilidades e, para cada Inteligência, sugestões de atividades que visam potencializar essas inteligências no Ensino de Química. Ou seja, disponibilizamos, metodologias que pode vir a favorecer, a enriquecer a aprendizagem em Química de 90 maneira que o aluno seja o centro da construção do seu conhecimento. Atividades como o Web Quest – tratamento da água/separação e misturas e Meio Ambiente, onde o aluno pode trabalhar a Atividades de escrita, apresentação de trabalhos e leitura e interpretação de textos diversos; o Bingo de ácidos e Bases, onde pode aprimorar as capacidades lógicas, aumentar a motivação, a disputa; a utilização do prezzi: “O Incrível Hulk e a Radioatividade”, apresentando o conteúdo da radioatividade com movimentos, vídeos, charges; a Paródia da Tabela Periódica, para musicalizar o ensino dos elementos químicos, dentre outras sugestões. Em seguida, é disponibilizado as orientações de como aplicar o teste das Inteligências Múltiplas bem como um modelo do Teste, para que o professor possa aplicar e definir o perfil de Inteligência de cada turma que leciona, bem como as orientações para sua aplicação. Na quinta sessão, apresentamos o roteiro do experimento “Explosão de Cores: Explicando as Ligações Químicas e Interações Moleculares. Neste roteiro, criado pelos próprios alunos, além dos objetivos e procedimentos, questões de investigação, para que relacionem Ligações Químicas, os alimentos estudados e Interações Moleculares. Na sexta sessão, o Jogo de Tabuleiro para Ligações Químicas. Esta atividade, criada também pelos alunos para a Feira, consta de regras claras e simples, pode ser produzido com materiais fáceis de encontrar e visa associar elementos da Tabela Periódica, distribuição eletrônica, alimentos e Ligações Químicas. Este material, com todos os anexos, fichas, cartas, e sequências didáticas encontram-se disponível em: https://bit.ly/2Kliwxx.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,21MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInteligências Múltiplas. Aprendizagem. Ensino de Química. Ligações Químicas.pt_BR
Título: dc.titleGuia didático aprendendo sobre ligações químicas a partir de alimentos: uma proposta para potencializar as inteligências múltiplas do ensino de Químicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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