REGISTROS DA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DO MÉTODO FRUITS TRAIL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Paulo Ricardo-
Autor(es): dc.contributor.authorMagerbio Gomes Torres, Cicero-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-14T20:07:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-14T20:07:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://editoraomnisscientia.com.br/catalogos/ciencias-biologicas/registros-da-pratica-de-estagio-supervisionado-no-ensino-de-biologia-atraves-do-metodo-fruits-trail/-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600982-
Resumo: dc.description.abstractA formação inicial é espaço de (re) criação de conceitos, reflexões, criticidade, práticas e hábitos fundamentais no âmago dos espaços individual e coletivo para a maturação do axioma “aprender a aprender para poder ensinar”. É neste espaço-tempo que figura a prática do Estágio Supervisionado, o itinerário de interseção entre a Educação Básica e Superior e as inúmeras facetas intricadas, quer sejam elas: sociais, econômicas, culturais, políticas, científicas, didáticas, pedagógicas, profissional e emocionais. Este livro foi idealizado por um grupo de licenciados em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (URCA) situada em Crato (Ceará – Brasil), que ao reconhecerem as contribuições desse período para a atuação docente, decidiram salvaguardar suas vivências em comunidades escolares sul cearenses, permitindo uma leitura crítico-comparativa. Devido à incipiência de propostas metodológicas para a estruturação de relatos de experiências, optamos pelo método Fruits Trail (Trilha de Frutos), recentemente descrito na literatura, e que fornece bases organizacionais – não reducionistas – para estes tipos de narrativas científicas, compondo assim os cinco capítulos direcionados as práxis pedagógicas desenvolvidas em unidades escolares de diferentes municípios durante o estágio. Espera-se que a leitura desse livro, acesse as capacidades motivacionais e crítico-reflexivas pertinente a prática do Estágio Supervisionado no ensino de Biologia e contribua para a disseminação de experiências empíricas exitosas, tão íntimas e imersas no universo da criticidade e afetividade do indivíduo, ao passo que tão relevantes para os ambientes acadêmicos, científicos e locais ao promover reflexões da prática de ensino.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENSINO DE BIOLOGIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRELATOS DE EXPERIÊNCIASpt_BR
Título: dc.titleREGISTROS DA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE BIOLOGIA ATRAVÉS DO MÉTODO FRUITS TRAILpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.