Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marquiori, Vânia Silvares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Márcia Gonçalves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-14T19:56:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-14T19:56:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Pensamento computacional: guia didático para construção de oficinas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600980 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional (PE) foi desenvolvido para a aplicação da pesquisa intitulada “Pensamento Computacional na Compreensão de Problemas do Cotidiano Feminino para o Letramento em Programação” do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede do Ifes - Campus Vitória, sendo parte integrante do Trabalho Final dessa pesquisa. Esse recurso educacional apresenta um Guia Didático para construção de oficinas utilizando o Pensamento Computacional, contendo o caminho utilizado para construir as oficinas do curso criado para ambientar a pesquisa, intitulado Mooc de Lovelace: Pensamento Computacional no Cotidiano Feminino. O curso contou com quatro oficinas: duas delas foram relacionadas ao cotidiano feminino, com objetivo de iniciar a prática do Pensamento Computacional (PC), e as outras duas contaram com atividades desenvolvidas de forma online, iniciando o letramento em programação através do PC. A concepção do curso teve como perspectiva incentivar meninas e mulheres para carreiras mais valorizadas, considerando a exploração vivenciada pela mulher no contexto econômico e social. Essa exploração exclui a mulher da participação na construção do conhecimento humano, que tem passado pelo crivo do desenvolvimento tecnológico. Assim, ao estar longe do desenvolvimento tecnológico, a mulher fica duplamente excluída, ora no mundo do trabalho e ora na construção histórica. Desse modo, o recorte dessa pesquisa traz uma contribuição para a luta contra a desigualdade de gênero, dentro da luta de classes no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, propiciando uma ação de incentivo às mulheres para áreas mais valorizadas em termos profissionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 390kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento computacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mundo do trabalho | pt_BR |
Título: dc.title | PENSAMENTO COMPUTACIONAL: GUIA DIDÁTICO PARA CONSTRUÇÃO DE OFICINAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons