PENSAMENTO COMPUTACIONAL: GUIA DIDÁTICO PARA CONSTRUÇÃO DE OFICINAS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarquiori, Vânia Silvares-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Márcia Gonçalves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-14T19:56:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-14T19:56:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherPensamento computacional: guia didático para construção de oficinaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600980-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional (PE) foi desenvolvido para a aplicação da pesquisa intitulada “Pensamento Computacional na Compreensão de Problemas do Cotidiano Feminino para o Letramento em Programação” do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede do Ifes - Campus Vitória, sendo parte integrante do Trabalho Final dessa pesquisa. Esse recurso educacional apresenta um Guia Didático para construção de oficinas utilizando o Pensamento Computacional, contendo o caminho utilizado para construir as oficinas do curso criado para ambientar a pesquisa, intitulado Mooc de Lovelace: Pensamento Computacional no Cotidiano Feminino. O curso contou com quatro oficinas: duas delas foram relacionadas ao cotidiano feminino, com objetivo de iniciar a prática do Pensamento Computacional (PC), e as outras duas contaram com atividades desenvolvidas de forma online, iniciando o letramento em programação através do PC. A concepção do curso teve como perspectiva incentivar meninas e mulheres para carreiras mais valorizadas, considerando a exploração vivenciada pela mulher no contexto econômico e social. Essa exploração exclui a mulher da participação na construção do conhecimento humano, que tem passado pelo crivo do desenvolvimento tecnológico. Assim, ao estar longe do desenvolvimento tecnológico, a mulher fica duplamente excluída, ora no mundo do trabalho e ora na construção histórica. Desse modo, o recorte dessa pesquisa traz uma contribuição para a luta contra a desigualdade de gênero, dentro da luta de classes no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, propiciando uma ação de incentivo às mulheres para áreas mais valorizadas em termos profissionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent390kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMundo do trabalhopt_BR
Título: dc.titlePENSAMENTO COMPUTACIONAL: GUIA DIDÁTICO PARA CONSTRUÇÃO DE OFICINASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
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