Ensino remoto intencional, sala de aula invertida e interdisciplinaridade: Possibilidades para um ensino de astronomia no ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Taisy Fernandes-
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Michel Corci-
Autor(es): dc.contributor.authorRamos, Fernanda Peres-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-13T18:25:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-13T18:25:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-01-
identificador: dc.identifier.otherE-bookpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600939-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de Astronomia Básica no Ensino Médio é praticamente inexistente, restringindo-se ao capítulo de gravitação universal, que de maneira geral discute as leis de Kepler e a lei da gravitação de Newton, perpassando por satélites em órbitas circulares em torno do planeta Terra. Um outro fator relevante nesse contexto educacional é que temos muitos professores que ministram aulas no Ensino Médio que não possuem formação adequada para trabalhar conteúdos conceituais ligados à Astronomia, ficando este em segundo plano no planejamento docente. Nos últimos anos, algumas pesquisas têm sido realizadas buscando analisar algumas propostas e caminhos para uma inserção efetiva da Astronomia na Educação Básica, no entanto, a ênfase dessas pesquisas encontram-se no Ensino Fundamental. Pensando nesse cenário educacional e no memento atual que a sociedade está inserida (de um ensino remoto), é que nos motivamos a buscar por técnicas e estratégias de ensino que pudessem despertar a atenção do aluno para o estudo da Astronomia bem como promover uma aprendizagem efetiva. Nesse sentido buscamos apoio teórico no ensino remoto intencional, que por sua vez se difere do ensino a distância (EAD), visto que no ensino remoto intencional o professor da turma planeja as ações da aula, executa, acompanha o desenvolvimento dos alunos, tira suas dúvidas e avalia. Nesse ensino cada turma é única, diferente do EAD que acontece em rede, a mesma aula é ministrada para diferentes regiões do país, o professor não conhece seus alunos, não os acompanha e todo o processo se dá a partir de tutores que muitas vezes nem possuem formação para tal. Buscamos também implementar uma metodologia que já algum tempo vem sendo discutida no cenário educacional, porém de até bem pouco tempo não encontramos muitas aplicações da mesma Essa proposta didática foi produzida com o intuito de contribuir com os professores de Física que ministram o conteúdo de Gravitação Universal, todo o conteúdo está direcionado para o Ensino Médio. A proposta está construída tendo como aporte teórico a teoria de aprendizagem de Gagné, a perspectiva teórica da interdisciplinaridade e a metodologia ativa conhecida como sala de aula invertida.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Astronomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remotopt_BR
Título: dc.titleEnsino remoto intencional, sala de aula invertida e interdisciplinaridade: Possibilidades para um ensino de astronomia no ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais