Uma Sequência Didática para o ensino de Sociologia utilizando o Instagram como recurso pedagógico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Estadual Nilo Peçanha-
Autor(es): dc.contributor.authorBRAGA, Solange MANSUR, André OLIVEIRA, Thiago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-12T18:29:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-12T18:29:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL - SEQUÊNCIA DIDÁTICA pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600936-
Resumo: dc.description.abstractA violência simbólica dirigida às mulheres por meio das mídias e redes sociais digitais é uma realidade cada vez mais presente, na medida em que se vê uma naturalização e uma banalização das diversas formas de violência. Se há reprodução e ampliação deste tipo de violência por meio das redes sociais digitais, é nesse mesmo ambiente que o caminho inverso será proposto, qual seja o de desnaturalização da violência simbólica a partir do ensino de Sociologia, que tem por função principal formar cidadãos críticos e reflexivos. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como o ensino de Sociologia, utilizando-se do Instagram como recurso pedagógico e aliado aos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, pode contribuir para o processo de desnaturalização da violência simbólica sofrida por mulheres nas mídias e redes sociais digitais. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de tipo Intervenção Pedagógica com alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola pública estadual de Campos dos Goytacazes - RJ. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionário, observação e caderno de campo. Para a análise dos dados, optou-se pela Análise de Conteúdo. Com este trabalho, os alunos puderam desnaturalizar a violência simbólica e as concepções prévias sobre as mulheres, bem como os papéis de gênero inculcados socialmente, a partir de uma sequência didática estruturada por estratégias de ensino propostas por Gasparin, baseadas na tendência pedagógica Histórico-Crítica, criada por Saviani.-
Tamanho: dc.format.extent2,76MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia; Violência simbólica; Pedagogia Histórico-Crítica; Instagram.-
Título: dc.titleUma Sequência Didática para o ensino de Sociologia utilizando o Instagram como recurso pedagógico-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseEnsino Médio-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologia-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons