Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cunha, Flávio Teixeira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-12T14:44:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-12T14:44:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | FLÁVIOCUNHAPROFHISTÓRIAUFSC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600935 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação, cujo tema é a performance docente no ensino de História, tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida a partir da análise de uma performance realizada em turmas de terceiro ano do Ensino Médio, em duas escolas da rede pública de ensino na capital catarinense, Florianópolis. A pesquisa se desenvolveu em uma perspectiva autorreflexiva, na qual o pesquisador é ao mesmo tempo objeto da pesquisa e sujeito investigado, pois intervenções pedagógicas baseadas em personagens fazem parte da minha prática docente, em que utilizo elementos de teatro para compor as aulas, que envolvem dramatização e performance. Objetivou-se, assim, desenvolver subsídios teóricos e metodológicos capazes de rever, ressignificar e compreender melhor as relações entre os saberes escolares e os saberes docentes, considerando-se que a experiência pessoal assume papel de destaque nestas relações. Procurou-se também analisar o potencial de uma intervenção performática baseada em suas possibilidades de impactar os/as estudantes. A intervenção performática, objeto do presente estudo tem como pano de fundo o ensino do Holocausto, um tema sensível e controverso na historiografia, que se torna cada vez mais relevante em tempos de intolerância, preconceito e negacionismo. Deste modo, a escolha por esta prática docente associada ao recorte histórico abordado, tem ainda como objetivo sensibilizar os/as estudantes e despertar neles/as o sentimento de empatia com o outro, oportunizando uma experiência que seja, a mesmo tempo, ética e estética. Consideramos que a performance docente tem o potencial de fazer com que a sala de aula se transforme em um espaço que propicie aos alunos e alunas experienciar o passado, de modo a serem sensibilizados por este passado, possibilitando, assim, aprendizagens significativas por parte dos/as estudantes. Por último, descrevi os caminhos percorridos para a construção do personagem, um dos focos da performance, objetivando-se demonstrar o potencial da busca por fontes biográficas para a construção de personagens históricos como parte significativa na composição de performances docentes. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História; Saberes históricos no espaço escolar; Mediação didática; Performance docente; Ensino do Holocausto. | pt_BR |
Título: dc.title | PERFORMANCE DOCENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
FLÁVIOCUNHAPROFHISTÓRIAUFSC.pdf | 6,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600935/2/FLÁVIOCUNHAPROFHISTÓRIAUFSC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons