PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE POLÍMEROS UTILIZANDO EXPERIMENTOS INESTIGATIVOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAfonso, Amanda Santana-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Gizilene Maria de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-12T00:51:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-12T00:51:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-11-
identificador: dc.identifier.otherPROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE POLÍMEROS UTILIZANDO EXPERIMENTOS INESTIGATIVOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600897-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional desenvolvido durante a pesquisa de dissertação − “Desenvolvimento de uma sequência didática aplicada ao ensino de polímeros utilizando experimentos investigativos: um relato de experiência na educação básica.” − tem como objetivo, elaborar e avaliar estratégias para o ensino de polímeros através de uma sequência didática, planejada para ser desenvolvida em sala de aula com alunos da 3ª série do Ensino Médio. A sequência didática (SD) propõe identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre polímeros, por meio de pré-questionário, com intuito de ampliar ou construir esse conhecimento; realizar a problematização do tema utilizando vídeos e textos e, a partir da experimentação de maneira investigativa, aprimorar os conceitos sobre o tema com enfoque na abordagem de Ensino Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para o aprofundamento do assunto, o(a) professor(a) ministra aulas expositivas dialogadas e para o encerramento das atividades os alunos realizam uma pesquisa sobre os polímeros presentes em lojas do site The Macrogalleria. Posteriormente, compartilham suas pesquisas de maneira expositiva (apresentações orais em grupo), permitindo discussões sobre o tema a partir de tópicos pré-estabelecidos pelo(a) professor(a), com intuito de ampliar o conhecimento por parte dos alunos e também avaliar a motivação destes com relação à aprendizagem de conteúdos por meio dessa sequência didática. Para encerramento da SD, trabalhar um pós-questionário e uma atividade dirigida com os alunos que permita uma autoavalição de seu conhecimento comparado àquele ao responder o pré-questionário inicial. A sequência didática proposta pretende contextualizar o ensino de polímeros a fim de despertar no aluno interesse e motivação, visando dar sentido àquilo que o educando aprende, permitindo-o associar o que está sendo ensinado com suas experiências cotidianas, por meio de uma estratégia didática que envolva diversos tipos de atividades, de forma a valorizar uma diversidade de competências e habilidades dos educandos. Como produto educacional vinculado a dissertação, a sequência didática aqui descrita pretende auxiliar outros professores a ministrar o conteúdo de polímeros. Assim, os assuntos abordados nessa sequência, podem ser adaptados de acordo com a necessidade e realidade de cada escola, com intuito de contribuir para a construção do conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.494 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMeio Ambientept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Experimentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolímerospt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE POLÍMEROS UTILIZANDO EXPERIMENTOS INESTIGATIVOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional(PROFQUI)pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons