Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Afonso, Amanda Santana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Gizilene Maria de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-12T00:51:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-12T00:51:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE POLÍMEROS UTILIZANDO EXPERIMENTOS INESTIGATIVOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600897 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional desenvolvido durante a pesquisa de dissertação − “Desenvolvimento de uma sequência didática aplicada ao ensino de polímeros utilizando experimentos investigativos: um relato de experiência na educação básica.” − tem como objetivo, elaborar e avaliar estratégias para o ensino de polímeros através de uma sequência didática, planejada para ser desenvolvida em sala de aula com alunos da 3ª série do Ensino Médio. A sequência didática (SD) propõe identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre polímeros, por meio de pré-questionário, com intuito de ampliar ou construir esse conhecimento; realizar a problematização do tema utilizando vídeos e textos e, a partir da experimentação de maneira investigativa, aprimorar os conceitos sobre o tema com enfoque na abordagem de Ensino Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Para o aprofundamento do assunto, o(a) professor(a) ministra aulas expositivas dialogadas e para o encerramento das atividades os alunos realizam uma pesquisa sobre os polímeros presentes em lojas do site The Macrogalleria. Posteriormente, compartilham suas pesquisas de maneira expositiva (apresentações orais em grupo), permitindo discussões sobre o tema a partir de tópicos pré-estabelecidos pelo(a) professor(a), com intuito de ampliar o conhecimento por parte dos alunos e também avaliar a motivação destes com relação à aprendizagem de conteúdos por meio dessa sequência didática. Para encerramento da SD, trabalhar um pós-questionário e uma atividade dirigida com os alunos que permita uma autoavalição de seu conhecimento comparado àquele ao responder o pré-questionário inicial. A sequência didática proposta pretende contextualizar o ensino de polímeros a fim de despertar no aluno interesse e motivação, visando dar sentido àquilo que o educando aprende, permitindo-o associar o que está sendo ensinado com suas experiências cotidianas, por meio de uma estratégia didática que envolva diversos tipos de atividades, de forma a valorizar uma diversidade de competências e habilidades dos educandos. Como produto educacional vinculado a dissertação, a sequência didática aqui descrita pretende auxiliar outros professores a ministrar o conteúdo de polímeros. Assim, os assuntos abordados nessa sequência, podem ser adaptados de acordo com a necessidade e realidade de cada escola, com intuito de contribuir para a construção do conhecimento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.494 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Meio Ambiente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Experimentais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Polímeros | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE POLÍMEROS UTILIZANDO EXPERIMENTOS INESTIGATIVOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional(PROFQUI) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons