História do Ensino de História da América O olhar decolonial sobre a presença da América Latina em livros didáticos para o Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Anna Luiza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-09T20:29:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-09T20:29:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600856-
Resumo: dc.description.abstractInvestiga a História do ensino de História em busca das presenças e ausências da História da América Latina no Ensino Médio no Brasil em perspectiva decolonial. Trata-se de uma pesquisa sobre o currículo de História e quatro obras didáticas para o ensino médio no século XX e XXI. O objetivo é identificar o quanto e como a História da América Latina é abordada no ensino de História, especificamente no Ensino Médio. Foi observada a manutenção da ausência da História da América Latina nas obras analisadas. A pesquisa concluiu com reflexões sobre a importância de se pensar o ensino de História a partir das experiências silenciadas no sul global em diálogo com a educação libertadora de Paulo Freire. O resultado das reflexões deste trabalho é apresentado através de material dedicado às professoras e professores com cinco propostas de atividades a ser desenvolvidas em aulas de História, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular. Palavras-chave: Ensino de História; América Latina; Decolonialidade.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; América Latina; Decolonialidade.pt_BR
Título: dc.titleHistória do Ensino de História da América O olhar decolonial sobre a presença da América Latina em livros didáticos para o Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons