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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Ramos, Janine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-09T20:19:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-09T20:19:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600853 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo tem como tema principal a discussão sobre gêneros em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi propor a articulação do Ensino de História ao debate de gênero, investigando e analisando caminhos metodológicos para abordar as temáticas de gêneros nas aulas de História das séries iniciais. Por meio de uma metodologia qualitativa, realizou-se um estudo bibliográfico com foco na luta das mulheres, feminismos e o conceito de gênero. Trouxe à discussão projetos que limitam a prática pedagógica no que tange essas discussões, problematizando os diversos fatores políticos, sociais e religiosos imbricados na construção desses projetos voltados para a Educação. As ideias de Simone de Beauvoir ( 1949), Joana Maria Pedro (2005), Guacira Lopes Louro ( 2008), Angela Davis (1981), Denize Sepulveda (2017-8) entre outros/as autores deram a esse estudo valiosa contribuição, com o histórico e fundamentos dos conceitos centrais sobre o tema das relações de gêneros. O tratamento desses temas em sala de aula é de fundamental importância na construção de uma sociedade mais justa, o que significa igualitária e não violenta em diversos aspectos, em especial nas relações de gêneros. A escola é, portanto, ponto de partida para essas discussões e fomentar esse debate é desafio de educadores comprometidos/as com uma escola democrática. Dessa forma, propusemos a realização de aulas em formato de oficinas com uso de diferentes linguagens e suportes, fontes possíveis para a prática pedagógica, em História, voltada para as questões de gêneros. Palavras-chave: Ensino de História. Ensino Fundamental 1. Relações de Gêneros. Legislação. Sala de aula. Aprendizagem histórica. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Ensino Fundamental 1. Relações de Gêneros. Legislação. Sala de aula. Aprendizagem histórica. | pt_BR |
Título: dc.title | A quebra do silêncio: A sala de aula de História e as relações de gêneros | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação final - Janine B.P.Ramos novo (1).pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600853/2/Dissertação final - Janine B.P.Ramos novo (1).pdfDownload |
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