A quebra do silêncio: A sala de aula de História e as relações de gêneros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorRamos, Janine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-09T20:19:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-09T20:19:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600853-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tem como tema principal a discussão sobre gêneros em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi propor a articulação do Ensino de História ao debate de gênero, investigando e analisando caminhos metodológicos para abordar as temáticas de gêneros nas aulas de História das séries iniciais. Por meio de uma metodologia qualitativa, realizou-se um estudo bibliográfico com foco na luta das mulheres, feminismos e o conceito de gênero. Trouxe à discussão projetos que limitam a prática pedagógica no que tange essas discussões, problematizando os diversos fatores políticos, sociais e religiosos imbricados na construção desses projetos voltados para a Educação. As ideias de Simone de Beauvoir ( 1949), Joana Maria Pedro (2005), Guacira Lopes Louro ( 2008), Angela Davis (1981), Denize Sepulveda (2017-8) entre outros/as autores deram a esse estudo valiosa contribuição, com o histórico e fundamentos dos conceitos centrais sobre o tema das relações de gêneros. O tratamento desses temas em sala de aula é de fundamental importância na construção de uma sociedade mais justa, o que significa igualitária e não violenta em diversos aspectos, em especial nas relações de gêneros. A escola é, portanto, ponto de partida para essas discussões e fomentar esse debate é desafio de educadores comprometidos/as com uma escola democrática. Dessa forma, propusemos a realização de aulas em formato de oficinas com uso de diferentes linguagens e suportes, fontes possíveis para a prática pedagógica, em História, voltada para as questões de gêneros. Palavras-chave: Ensino de História. Ensino Fundamental 1. Relações de Gêneros. Legislação. Sala de aula. Aprendizagem histórica.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Ensino Fundamental 1. Relações de Gêneros. Legislação. Sala de aula. Aprendizagem histórica.pt_BR
Título: dc.titleA quebra do silêncio: A sala de aula de História e as relações de gênerospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons