
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Rômulo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-09T19:12:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-09T19:12:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação Rômulo Nobrega Souza | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600845 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A seguinte pesquisa tem como foco principal o estudo da complexidade de se ensinar História em pleno século XXI. Para tal, fora necessário analisar o processo de formação histórica da globalização neoliberal e suas consequências sociais. Além disso, se debruçou sobre a historicidade do ensino de História no Brasil. Promoveu-se também uma reflexão sobre a dinâmica cultural global atual, suas tensões e fragilidades, além de como tal estrutura impacta, diretamente, na sala de aula. Em termos teóricos, utilizou-se de uma perspectiva marxista, compreendendo o ato de se ensinar sobre o passado, como elemento considerável na disputa pela hegemonia sob uma estrutura de classes. Sendo assim, foi observado que da mesma forma que o contexto globalizante influencia o ensino de História escolar, propriamente, a forma como é construído uma narrativa sobre o passado também colabora com a reprodução ou transformação da estrutura de dominação de classes atual. A pesquisa propiciou a produção de um material didático para os professores, que se constitui em um conjunto de sequências didáticas sobre o processo globalizante que têm a potencialidade de se refletir sobre a conjuntura global atual. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória; ensino de História; globalização | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E A GLOBALIZAÇÃO: REFLXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE SOB O CONTEXTO ULTRACONSERVADOR | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| versão final.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600845/2/versão final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons