ENSINO DE HISTÓRIA E A GLOBALIZAÇÃO: REFLXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE SOB O CONTEXTO ULTRACONSERVADOR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Rômulo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-09T19:12:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-09T19:12:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Rômulo Nobrega Souzapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600845-
Resumo: dc.description.abstractA seguinte pesquisa tem como foco principal o estudo da complexidade de se ensinar História em pleno século XXI. Para tal, fora necessário analisar o processo de formação histórica da globalização neoliberal e suas consequências sociais. Além disso, se debruçou sobre a historicidade do ensino de História no Brasil. Promoveu-se também uma reflexão sobre a dinâmica cultural global atual, suas tensões e fragilidades, além de como tal estrutura impacta, diretamente, na sala de aula. Em termos teóricos, utilizou-se de uma perspectiva marxista, compreendendo o ato de se ensinar sobre o passado, como elemento considerável na disputa pela hegemonia sob uma estrutura de classes. Sendo assim, foi observado que da mesma forma que o contexto globalizante influencia o ensino de História escolar, propriamente, a forma como é construído uma narrativa sobre o passado também colabora com a reprodução ou transformação da estrutura de dominação de classes atual. A pesquisa propiciou a produção de um material didático para os professores, que se constitui em um conjunto de sequências didáticas sobre o processo globalizante que têm a potencialidade de se refletir sobre a conjuntura global atual.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistória; ensino de História; globalizaçãopt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E A GLOBALIZAÇÃO: REFLXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE SOB O CONTEXTO ULTRACONSERVADORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinedissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons