Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Vanessa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-09T19:27:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-09T19:27:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Vanessa de Oliveira Lima | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600830 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O tema desta dissertação dirige-se à problematização da memória da comunidade escolar acerca do passado recente da localidade e de seus desdobramentos para a identidade político-pedagógica da Escola Municipalizada Campo Alegre, Nova Iguaçu-RJ. A escola situa-se no Assentamento Campo Alegre, um território localizado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, que fora ocupado por cerca de 600 famílias em janeiro de 1984. Este projeto concentrou-se nos processos históricos de ocupação do território e na cronologia de criação da unidade escolar. A abordagem metodológica desta pesquisa organizou-se a partir das narrativas populares e na História Oral acerca das memórias compartilhadas pela comunidade e na pesquisa participante e pesquisa-ação, métodos de pesquisa que buscam a participação dos assentados durante a pesquisa e seu envolvimento na análise de sua própria realidade. Esta dissertação apresenta as atividades desenvolvidas com os estudantes da comunidade acerca da história local e da história da Escola Municipalizada Campo Alegre, Nova Iguaçu-RJ. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória; ensino de História; educação do campo | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: AS EXPERIÊNCIAS DA HISTÓRIA LOCAL NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO NA ESCOLA MUNICIPALIZADA CAMPO ALEGRE, NOVA IGUAÇU-RJ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - Vanessa de Oliveira Lima okok.pdf | 15,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600830/2/Dissertação - Vanessa de Oliveira Lima okok.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons