Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Nayara França | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Neide, Italo Gabriel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-08T18:44:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-08T18:44:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-12 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600813 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse produto educacional surgiu por meio do desenvolvimento de uma pesquisa que utilizou-se da integração entre as atividades experimentais reais com simulações computacionais, tendo como público vinte estudantes de graduação do curso de Licenciatura em Física de uma instituição pública federal do munícipio de Macapá-AP. As atividades realizadas foram elaboradas fundamentadas na estratégia metodológica POE (Predizer, Observar e Explicar) e em atividades experimentais reais e nas simulações computacionais do PhET da universidade do colorado. Deste modo, o uso dessas metodologias ativas com os alunos torna exequível a construção de conhecimentos, pois estas estratégias contribuem para a facilitação da observação do fenômeno físico em estudo pelo público alvo, vez que não precisariam ficar apenas imaginando o fenômeno natural presente no conteúdo. Através desses recursos didáticos é possível observar e assimilar os fenômenos ópticos contidos no dia a dia, com isso, oportunizando o desenvolvimento dos conhecimentos científicos e dos pensamentos críticos, verificáveis na utilização de ferramentas tecnológicas, dentre as quais os softwares simuladores que permitem a visualização das trajetórias dos raios de luz, que não podem ser observados a olho nu. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades experimentais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Óptica Geométrica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Computacionais | pt_BR |
Título: dc.title | Atividades de ensino de Óptica Geométrica por meio da integração de atividades experimentais com computacionais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
nayara_franca_alves.pdf | 658,88 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600813/2/nayara_franca_alves.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons