Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramos, Francielle | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Paixão, Marcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-08T16:47:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-08T16:47:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | file:///C:/Users/USER/Desktop/MESTRADO%202021/FB/Produto%20educacional%20Francielle.pdf | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Francielle | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600812 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo teve como tema o ensino-aprendizagem e demonstrou, como método de ensino na educação técnica de nível médio, a aplicação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), também conhecida como Problem-based learning (PBL). A pesquisa e a sua aplicação foram direcionadas aos docentes que atuam no eixo de negócios dos cursos técnicos de nível médio IFPR – Campus Curitiba e região metropolitana e teve o intuito de oferecer aos professores a possibilidade de explorar a metodologia, oferecendo um embasamento para a sua utilização com foco na educação profissional e tecnológica. Como produto educacional, desenvolveu-se um Guia de Capacitação que demonstrou exemplos da aplicação da metodologia ativa PBL e como ela pode contribuir de forma efetiva como um recurso didático na prática do dia a dia dos professores. A pesquisa ocorreu entre os anos de 2019 a 2020 no Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 6,60 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guia de Capacitação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | PBL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eixo de Negócios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Título: dc.title | GUIA DE CAPACITAÇÃO PARA USO DA METODOLOGIA ATIVA PBL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA – EIXO DE NEGÓCIOS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnologica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas Educativas | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | |||
---|---|---|---|
Produto educacional Francielle.pdf | 6.76 MB | /bitstream/capes/600812/1/Produto educacional Francielle.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons