Proposta Brincar com Leitura Balão da Leitura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Virtual do Estado de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorXavier, Abner Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Adriana Aparecida de-
Autor(es): dc.contributor.authorCoutinho, Ana Claudia Martarelli-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Bruna Miranda de-
Autor(es): dc.contributor.authorMuniz, Débora Naiara dos Anjos-
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Wallace Costa de-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Yvone Aparecida Estevam de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-08T09:37:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-08T09:37:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-08-
identificador: dc.identifier.otherProposta Brincar com Leitura Balão da Leiturapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600809-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo tem como tema direcionador a construção de brinquedos e brincadeiras para auxiliar na alfabetização ou letramento, com foco nos alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação técnica, de natureza qualitativa, com levantamento de dados obtidos por meio de revisão bibliográfica sistemática, dois questionários e uma entrevista semiestruturada. Diante do panorama levantado, o objetivo deste projeto foi estimular a leitura no educando de modo prazeroso e divertido, pois a falta de material voltado ao ensino da mesma foi a principal queixa apontada pelas participantes. Após a tabulação de suas respostas, foi elaborado um mapa de empatia, para determinar a persona da atividade, e realizado um brainstorming para definir o direcionamento do projeto, com a metodologia do Design Thinking (DT). Sendo assim, a solução apresentada foi a de se utilizar uma brincadeira já existente, direcionando-a para a área de interesse, visto que as entrevistadas relataram atuar regularmente com atividades lúdicas. Assim, na intenção de superar a dificuldade assinalada, a leitura foi o foco principal das ações empregadas, de maneira que foram descartadas brincadeiras que envolvessem outras competências, como a escrita. Com isso, a brincadeira “Balão da Leitura” constituiu o protótipo estruturado. A proposta retornou às entrevistadas, que sinalizaram positivamente para o produto. Dessa forma, fica evidente que a relação brinquedo, brincadeira e criança é fundamental para o planejamento de ações que possibilitem o desenvolvimento infantil de forma plena, por isso cabe aos professores compreender que estas relações devem ser o fio condutor de seus trabalhos para atuação em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.068 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização. Brincadeiras. Ensino fundamental. Leitura.pt_BR
Título: dc.titleProposta Brincar com Leitura Balão da Leiturapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Pedagogiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAlfabetizaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons