"AMANHÃ HÁ DE SER OUTRO DIA": a ditadura civil-militar de segurança nacional na sala de aula

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSales, Cíntia Virgínia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-07T17:52:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-07T17:52:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.other"AMANHÃ HÁ DE SER OUTRO DIA": a ditadura civil-militar de segurança nacional na sala de aulapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600794-
Resumo: dc.description.abstractOs diversos estudos que analisam as repercussões dos 21 anos da ditadura civil-militar brasileira refletem algumas conclusões sobre o apagamento, o silenciamento ou o esquecimento desse período em nossa sociedade. A política de silenciamento perpetrada como braço da Doutrina de Segurança Nacional desdobrou no desconhecimento das engrenagens que favoreceram o Golpe de 1964, desde sua consolidação até sua manutenção. Entretanto, apesar da política do esquecimento, grupos da sociedade em suas microesferas de atuação política promoveram espaços de sociabilidade para discutir a ditadura civil-militar (1964-1985). O projeto que desenvolvemos na Escola Técnica Estadual Agamemnom Magalhães, localizada em Recife, Pernambuco, soma-se às ações encontradas para tratar da temática sob o olhar da História e do Ensino de História. Defendemos que o projeto de trabalho desenvolveu aprendizagens significativas e aprimorou a consciência histórica sobre a Ditadura Civil-Militar ocorrida no Brasil. Argumentamos ser possível no espaço escolar desconstruir narrativas produzidas pelo governo vigente na época de que foi necessária a “substituição” do presidente democraticamente eleito por parte dos militares, caso contrário se consolidaria no lugar uma ditadura de esquerda, portanto o que se estruturou no Brasil foi uma Revolução e não uma ditadura; que os “excessos” cometidos por militares ou civis em comprimento da ordem foi decorrência da “guerra suja”; ou ainda que os subversivos tinham igualdade de forças, portanto, tinha-se que combatê-los de forma enérgica. O projeto que executamos na escola foi no sentido de combater o que Bauer (2011) denominou de privatização da memória, ou seja, a política do silenciamento das práticas de terror do Estado e da cultura do medo que vilipendiou e violentou diretamente a vida dos presos políticos, dos mortos e “desaparecidos”, dos torturados e de seus familiares, mas que indiretamente atingiu boa parte da população. Ou seja, tratar sobre a ditadura civil-militar brasileira na escola, é tratar sobre quem somos hoje e quais marcas temos dos 21 anos de violência cometidas nos diversos âmbitos da sociedade. Tal violência não se direcionou apenas aos insurgentes, mas à população que estava sobre a lógica vivenciada no Cone Sul da América Latina. Baseados nos estudos de Hernandez (1998) sobre projeto de trabalho e de Moreira (1997; 2003; 2011) sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa realizamos um estudo de caso de tipo etnográfico com os quais fundamentaram a elaboração desta dissertação, bem como da Proposta Pedagógica de Discussão sobre 1964 na Sala de Aula. Concluímos que o projeto de trabalho que executamos favorece a aprendizagem significativa de estudantes do Ensino Médio sobre a temática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,7Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDitadura Civil-Militarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDoutrina de Segurança Nacionalpt_BR
Título: dc.title"AMANHÃ HÁ DE SER OUTRO DIA": a ditadura civil-militar de segurança nacional na sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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CÍNTIA VIRGÍNIA SALES - PROFHISTÓRIA UFPE.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 20214,79 MBAdobe PDF/bitstream/capes/600794/1/CÍNTIA VIRGÍNIA SALES - PROFHISTÓRIA UFPE.pdfDownload
PRODUTO PEDAGÓGICO - Cíntia Virgínia Sales.pdfProduto Pedagógico em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 20215,82 MBAdobe PDF/bitstream/capes/600794/2/PRODUTO PEDAGÓGICO - Cíntia Virgínia Sales.pdfDownload