GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: ESCOLA E FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantana, Adriano José de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-08T19:04:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-08T19:04:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-08-
identificador: dc.identifier.otherArtigo 1pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600764-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tem como tema: “Gestão Escolar Democrática e Participativa: Escola e família na construção da gestão escolar democrática e participativa” buscando discutir sobre os elementos que fundamentam a participação da comunidade escolar para a tão sonhada gestão escolar democrática na relação família e escola. Especificamente: Compreender a importância da família e a gestão escolar no processo de ensino e aprendizagem. Identificar as dificuldades encontradas por gestores na relação com a família. Refletir sobre as ações desenvolvidas pela gestão escolar que estimulem a participação da família na gestão democrática dos estabelecimentos de ensino, buscando responder a seguinte inquietação: Quais os desafios da gestão escolar na relação com a família em busca de uma gestão democrática? Por meio da pesquisa bibliográfica foi possível entender a ideia de que a família e a escola precisam atuar de forma alinhada no processo de ensino e aprendizagem e que a gestão escolar precisa assumir uma postura ética e dinâmica primando pelo diálogo e transformado a escola num espaço democrático e de cidadania. Através da entrevista com o gestor perceberam-se as dificuldades da escola no trabalho com a família e a necessidade de ações que venham contribuir com a gestão na perspectiva da democracia e participação da comunidade familiar e escolar no processo de tomada de decisões. Por fim, podemos afirmar que a Gestão Democrática nas escolas é de extrema importância, tendo em vista que ela proporciona um trabalho coletivo e compartilhado, onde todos estão juntos em busca de um objetivo em comum: a qualidade de ensino.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeWordpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEscola e família. Gestão escolar democrática. Desafios. Diálogo. Educação de qualidadept_BR
Título: dc.titleGESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: ESCOLA E FAMÍLIA NA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Artigo 1.docx40,34 kBMicrosoft Word XML/bitstream/capes/600764/2/Artigo 1.docxDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons