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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Triângulo Mineiro-UFTM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silveira Max dos Santos, Marlon | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves Almeida, Valéria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva Antônio da, Luís | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-07T11:58:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-07T11:58:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | RVq-marlon | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600756 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A missão mais nobre e importante deste relatório de sala de aula foi envolver os professores que procuram ferramentas para fomentar o processo de ensino-aprendizagem e contribuir para facilitar a compreensão dos alunos. Todas as atividades desenvolvidas foram mediadas pelo professor titular e aplicadas em duas turmas de alunos do 2º ano do ensino médio, da rede pública do Estado de Minas Gerais. A didática sequência foi baseada na aplicação de questões do vestibular em dois momentos, na contextualização da eletroquímica pelo professor titular, na leitura de duas artigos, sobre a manipulação e observação de dois experimentos que abordaram o espontâneo e o não espontâneo reações eletroquímicas e conceitos fundamentais explorados de eletroquímica, e sobre a avaliação da aprendizagem. O primeiro experimento foi realizado em uma célula eletrolítica, com um eletrodo potencial sendo aplicado para produzir gases de hidrogênio e oxigênio a partir da eletrólise da água. O o segundo experimento foi realizado em uma célula a combustível, utilizando a espontaneidade das semi-reações do hidrogênio. oxidação de gás e redução de gás oxigênio para geração de energia elétrica. As atividades realizadas habilitadas que os alunos entendam o funcionamento das células eletrolíticas e de combustível, para verificar a ocorrência de semi-reações de oxidação e redução, para medir os potenciais elétricos gerados nas séries e associações paralelas de duas células a combustível e para representar, através das reações eletroquímicas, o processos catódicos e anódicos. As atividades foram bem recebidas pelos alunos, proporcionando maior interatividade entre eles e resultou em aprendizagens relevantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,48 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química; eletroquímica; reações eletródicas; célula de combustível; célula eletrolítica. | pt_BR |
Título: dc.title | Explorando as Potencialidades da Experimentação a partir de Células Eletrolítica e a Combustível como Recurso Didático na Sala de Aula do Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado química rede nacional-ProfQui | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
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RVq-marlon.pdf | Trabalho Explorando as Potencialidades da Experimentação a partir de Células Eletrolítica e a Combustível como Recurso Didático na Sala de Aula do Ensino Médio. | 6,64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600756/2/RVq-marlon.pdfDownload |
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