
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Triângulo Mineiro-UFTM | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silveira Max dos Santos, Marlon | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Alves Almeida, Valéria | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva Antônio da, Luís | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-07T11:58:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-07T11:58:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-25 | - |
| identificador: dc.identifier.other | RVq-marlon | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600756 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A missão mais nobre e importante deste relatório de sala de aula foi envolver os professores que procuram ferramentas para fomentar o processo de ensino-aprendizagem e contribuir para facilitar a compreensão dos alunos. Todas as atividades desenvolvidas foram mediadas pelo professor titular e aplicadas em duas turmas de alunos do 2º ano do ensino médio, da rede pública do Estado de Minas Gerais. A didática sequência foi baseada na aplicação de questões do vestibular em dois momentos, na contextualização da eletroquímica pelo professor titular, na leitura de duas artigos, sobre a manipulação e observação de dois experimentos que abordaram o espontâneo e o não espontâneo reações eletroquímicas e conceitos fundamentais explorados de eletroquímica, e sobre a avaliação da aprendizagem. O primeiro experimento foi realizado em uma célula eletrolítica, com um eletrodo potencial sendo aplicado para produzir gases de hidrogênio e oxigênio a partir da eletrólise da água. O o segundo experimento foi realizado em uma célula a combustível, utilizando a espontaneidade das semi-reações do hidrogênio. oxidação de gás e redução de gás oxigênio para geração de energia elétrica. As atividades realizadas habilitadas que os alunos entendam o funcionamento das células eletrolíticas e de combustível, para verificar a ocorrência de semi-reações de oxidação e redução, para medir os potenciais elétricos gerados nas séries e associações paralelas de duas células a combustível e para representar, através das reações eletroquímicas, o processos catódicos e anódicos. As atividades foram bem recebidas pelos alunos, proporcionando maior interatividade entre eles e resultou em aprendizagens relevantes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 6,48 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química; eletroquímica; reações eletródicas; célula de combustível; célula eletrolítica. | pt_BR |
| Título: dc.title | Explorando as Potencialidades da Experimentação a partir de Células Eletrolítica e a Combustível como Recurso Didático na Sala de Aula do Ensino Médio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado química rede nacional-ProfQui | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Portal | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| RVq-marlon.pdf | Trabalho Explorando as Potencialidades da Experimentação a partir de Células Eletrolítica e a Combustível como Recurso Didático na Sala de Aula do Ensino Médio. | 6.64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600756/2/RVq-marlon.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons