Explorando as Potencialidades da Experimentação a partir de Células Eletrolítica e a Combustível como Recurso Didático na Sala de Aula do Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Triângulo Mineiro-UFTMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilveira Max dos Santos, Marlon-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves Almeida, Valéria-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva Antônio da, Luís-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-07T11:58:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-07T11:58:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-25-
identificador: dc.identifier.otherRVq-marlonpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600756-
Resumo: dc.description.abstractA missão mais nobre e importante deste relatório de sala de aula foi envolver os professores que procuram ferramentas para fomentar o processo de ensino-aprendizagem e contribuir para facilitar a compreensão dos alunos. Todas as atividades desenvolvidas foram mediadas pelo professor titular e aplicadas em duas turmas de alunos do 2º ano do ensino médio, da rede pública do Estado de Minas Gerais. A didática sequência foi baseada na aplicação de questões do vestibular em dois momentos, na contextualização da eletroquímica pelo professor titular, na leitura de duas artigos, sobre a manipulação e observação de dois experimentos que abordaram o espontâneo e o não espontâneo reações eletroquímicas e conceitos fundamentais explorados de eletroquímica, e sobre a avaliação da aprendizagem. O primeiro experimento foi realizado em uma célula eletrolítica, com um eletrodo potencial sendo aplicado para produzir gases de hidrogênio e oxigênio a partir da eletrólise da água. O o segundo experimento foi realizado em uma célula a combustível, utilizando a espontaneidade das semi-reações do hidrogênio. oxidação de gás e redução de gás oxigênio para geração de energia elétrica. As atividades realizadas habilitadas que os alunos entendam o funcionamento das células eletrolíticas e de combustível, para verificar a ocorrência de semi-reações de oxidação e redução, para medir os potenciais elétricos gerados nas séries e associações paralelas de duas células a combustível e para representar, através das reações eletroquímicas, o processos catódicos e anódicos. As atividades foram bem recebidas pelos alunos, proporcionando maior interatividade entre eles e resultou em aprendizagens relevantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,48 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química; eletroquímica; reações eletródicas; célula de combustível; célula eletrolítica.pt_BR
Título: dc.titleExplorando as Potencialidades da Experimentação a partir de Células Eletrolítica e a Combustível como Recurso Didático na Sala de Aula do Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado química rede nacional-ProfQuipt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Portal

Arquivos associados:
RVq-marlon.pdfTrabalho Explorando as Potencialidades da Experimentação a partir de Células Eletrolítica e a Combustível como Recurso Didático na Sala de Aula do Ensino Médio.6,64 MBAdobe PDF/bitstream/capes/600756/2/RVq-marlon.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons