RIR, JOGAR, REFLETIR... A CONSTRUÇÃO DO EU COM O OUTRO

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Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, BIANCA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorLEPRE, RITA MELISSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-06T18:13:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-06T18:13:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherEbook_rir_jogar_refletirpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600732-
Resumo: dc.description.abstractA educação moral ou em valores como uma dimensão essencial na formação do sujeito necessita de atividades e recursos metodológicos que possibilitem a construção de valores éticos e morais, proporcionados pela prática moral estabelecida a partir das interações interpessoais em meio às situações conflituosas presentes no cotidiano. A fim de contribuir para a construção de práxis docentes voltadas à dimensão moral humana na escola, foram elaboradas três sequências didáticas que possibilitam a construção de personalidades morais aptas à autonomia por meio da dialogicidade e da reflexão moral viabilizada pelos jogos de regras que fazem parte da cultura lúdica das crianças. Este material direciona-se às crianças a partir dos oito anos de idade matriculadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cada sequência didática está organizada em função de um valor moral (justiça, generosidade e honestidade) e mobiliza práticas procedimentais e substantivas de deliberação, reflexividade, valores e normas que se unem aos procedimentos da consciência moral e aos guias de valores culturais. Nesta proposta a escola aparece como a instituição social que tem o compromisso de orientar e garantir aos estudantes formas viáveis de se alcançar objetivos valiosos de vida, tornando seu sentido compreensível e construindo simultaneamente práticas que mobilizem formas éticas de se conduzir, conviver e de se realizar como pessoa. Por essa razão, a aplicação das sequências didáticas visa suscitar alterações qualitativamente positivas na construção da personalidade moral das crianças a partir da prática e da reflexão moral. Essa proposta de educação em valores aparece como uma possibilidade dos espaços escolares converterem suas ações pedagógicas à dimensão moral, oferecendo instrumentos pedagógicos que privilegiam as relações cooperativas e a participação plena e ativa dos estudantes em situações morais controvertidas que permeiam as relações sociais estabelecidas no ambiente escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent43,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação em valorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleRIR, JOGAR, REFLETIR... A CONSTRUÇÃO DO EU COM O OUTROpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAnos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
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