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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, BIANCA DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEPRE, RITA MELISSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-06T18:13:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-06T18:13:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ebook_rir_jogar_refletir | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600732 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação moral ou em valores como uma dimensão essencial na formação do sujeito necessita de atividades e recursos metodológicos que possibilitem a construção de valores éticos e morais, proporcionados pela prática moral estabelecida a partir das interações interpessoais em meio às situações conflituosas presentes no cotidiano. A fim de contribuir para a construção de práxis docentes voltadas à dimensão moral humana na escola, foram elaboradas três sequências didáticas que possibilitam a construção de personalidades morais aptas à autonomia por meio da dialogicidade e da reflexão moral viabilizada pelos jogos de regras que fazem parte da cultura lúdica das crianças. Este material direciona-se às crianças a partir dos oito anos de idade matriculadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cada sequência didática está organizada em função de um valor moral (justiça, generosidade e honestidade) e mobiliza práticas procedimentais e substantivas de deliberação, reflexividade, valores e normas que se unem aos procedimentos da consciência moral e aos guias de valores culturais. Nesta proposta a escola aparece como a instituição social que tem o compromisso de orientar e garantir aos estudantes formas viáveis de se alcançar objetivos valiosos de vida, tornando seu sentido compreensível e construindo simultaneamente práticas que mobilizem formas éticas de se conduzir, conviver e de se realizar como pessoa. Por essa razão, a aplicação das sequências didáticas visa suscitar alterações qualitativamente positivas na construção da personalidade moral das crianças a partir da prática e da reflexão moral. Essa proposta de educação em valores aparece como uma possibilidade dos espaços escolares converterem suas ações pedagógicas à dimensão moral, oferecendo instrumentos pedagógicos que privilegiam as relações cooperativas e a participação plena e ativa dos estudantes em situações morais controvertidas que permeiam as relações sociais estabelecidas no ambiente escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 43,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em valores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | RIR, JOGAR, REFLETIR... A CONSTRUÇÃO DO EU COM O OUTRO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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Ebook_Rir_jogar_refletir.pdf | 38.5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600732/2/Ebook_Rir_jogar_refletir.pdfDownload |
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