ENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA LOCAL: RESSIGNIFICANDO IDENTIDADES E MEMÓRIAS NA EXPLORAÇÃO CARBONÍFERA DE FIGUEIRA/PR

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ponta Grossa-
Autor(es): dc.contributor.authorBUENO, Mariane de Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-01T19:42:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-01T19:42:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-04-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Mestrado - Mariane de Melo Bueno-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600700-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa, inserida no campo de ensino de História, propõe considerar as experiências e relações que permeiam as dimensões de vida dos alunos para construir e desenvolver conceitos da ciência histórica indispensáveis à leitura crítica do mundo. Para tanto, reflete sobre as demandas do Ensino de História mediante as configurações sociais atuais, sua relação com a identidade, memória e como a História Local pode ser útil frente aos dilemas contemporâneos do contexto escolar. Ressalta, neste caminho, a importância da utilização de fontes históricas para a construção da aprendizagem histórica em sala de aula. Com este arcabouço, parte para investigação do contexto específico onde se desenvolve o trabalho, inquirindo a partir de fontes diversas, o surgimento e estabelecimento do município de Figueira e de que forma esta trajetória se atrelou à exploração carbonífera ao longo do tempo. , buscando identificar e analisar os principais conjuntos de fontes que dão sustentação a esta pesquisa em busca da representação do trabalhador das minas de carvão: os álbuns e coleções fotográficas da Companhia Carbonífera do Cambuí, as fotografias dos acervos do Sindicato dos Trabalhadores do Carvão de Figueira e o Monumento ao Mineiro. Por fim, propõe um conjunto de atividades no formato de uma sequência didática para estabelecer uma relação dialógica entre os conteúdos prescritos para o 8º ano do Ensino Fundamental II e a História Local de Figueira a partir do trabalho pedagógico com fontes históricas e as memórias instituídas, as representações identitárias individuais e coletivas presentes no imaginário dos habitantes da localidade com a intenção de construir com os alunos conhecimento histórico significativo e atitudes reflexivas e críticas em relação à realidade vivenciada.-
Tamanho: dc.format.extent5.36 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; História Local; Memória; Identidade; Mineradores-
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E HISTÓRIA LOCAL: RESSIGNIFICANDO IDENTIDADES E MEMÓRIAS NA EXPLORAÇÃO CARBONÍFERA DE FIGUEIRA/PR-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistória-
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