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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CACIANO, Angela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-01T19:35:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-01T19:35:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Mestrado - Angela Caciano | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600699 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os estudos de Jörn Rüsen acerca da Didática da História partem da função da História para a vida prática dos estudantes e estabelecem como finalidade da aprendizagem histórica uma formação humanista de sentido. Este estudo busca compreender quais as possibilidades e quais os desafios para a concretização desta aprendizagem histórica e formação histórica humanista para o ensino de História no Brasil. Para tanto, investigou-se a dimensão didática da História, relacionada ao ensino e aprendizagem propostas nos livros didáticos de história, em especial, nos manuais do professor, tendo como perspectiva de análise a concepção de formação histórica com critério de sentido humanista desenvolvida por Jörn Rüsen. Optou-se por analisar o livro didático e o manual do professor do componente curricular História do 8° ano dos anos finais do ensino fundamental. A escolha dos dois manuais do professor aqui analisados: História, Sociedade e Cidadania, da editora FTD e Projeto Araribá – História, da editora Moderna, deu-se em função do número de distribuição no Brasil pelo PNLD de 2017. Os critérios adotados para análise destes manuais foram estabelecidos por Jörn Rusen em dois artigos “O livro didático ideal” (2010b) e “Formando a consciência histórica – para uma didática humanista da História” (2015b). Com isso, objetivou-se verificar qual o programa de ensino de História implícito nos manuais do professor de 8° ano e como relaciona-se com a aprendizagem histórica, tal qual concebe este autor em seu projeto de aprendizagem histórica com critério de sentido humanista. Os resultados desta pesquisa demonstram que o ensino de História no Brasil, no que tange aos anos finais do ensino fundamental, possui a finalidade de uma formação cidadã. Entretanto o diálogo entre a formação cidadã e a proposição de formação histórica humanista desenvolvida por Rüsen oferecem uma gama de contribuições significativas para o ensino de História no Brasil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.98 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica; Manual do professor; PNLD; Formação cidadã; Ensino de História no Brasil; Ensino de História no Brasil | pt_BR |
Título: dc.title | FORMAÇÃO HISTÓRICA HUMANISTA EM JÖRN RÜSEN: O LIVRO DIDÁTICO EM PERSPECTIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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