Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MELLO, ALANA RASINSKI DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-01T19:00:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-01T19:00:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Mestrado - Alana Rasinski de Mello | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600696 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa como os papeis sociais de gênero foram construídos e naturalizados ao longo do tempo, como eles reforçam preconceitos e até mesmo justificam violências e como é necessário que isso seja problematizado na escola e no ensino de História. Partimos da ideia de que o papel da escola na nossa sociedade está muito além de simplesmente repetir estes conteúdos canônicos, o dever da escola é também formar um cidadão, uma cidadã crítica que saiba compreender o que vive e o que vê. E, trazer temas de gênero para a sala de aula têm o objetivo de demonstrar para os alunos como os papeis de homens e mulheres são construídos socialmente e não algo natural que não deva ser contestado. Para tornar esta discussão possível, foi utilizada como fonte da pesquisa a coluna “Que sabe dos homens e das mulheres”, do jornal semanal O Tibagi, que foi publicada entre os anos de 1948 e 1950, na cidade de Telêmaco Borba-PR. A partir desta coluna e da fundamentação teórica foi possível discutir como os papeis de gênero eram representados e reforçados na sociedade da época, entender as mudanças e permanências na representação destes papeis. Para a análise das fontes foi utilizada a teoria da análise de conteúdo de L. Bardin e para entender a construção das representações sociais foi usada a teoria de S.Moscovici. Os objetivos deste estudo foram: compreender a construção histórica e social do papel feminino e masculino; identificar os estereótipos de gênero reproduzidos na coluna “que sabe dos homens e das mulheres”; relacionar o contexto histórico com o conteúdo da coluna; discutir a utilização do jornal como fonte histórica; discutir a importância das questões de gênero na sala de aula. Ao realizar a análise das fontes, conseguimos perceber como a construção de alguns papéis de é feita e reforçada em nossa sociedade. Para realizar essa análise, as colunas foram divididas em categorias que fazem parte do nosso cotidiano. Após realizada a pesquisa foi realizada a construção de um material didático que possibilita a reflexão dos alunos sobre as questões de gênero, que mostre como a história tem diversas possibilidades de estudo, que o jornal pode ser uma fonte histórica bastante frutífera e como os ideais de homem e mulher foram construídos socialmente e como alguns desses ideais mudaram e outros permanecem até os dias atuais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.81 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História Gênero Papeis sociais Jornal Representações sociais | pt_BR |
Título: dc.title | "Que sabe dos homens e das mulheres": O Ensino de História a partir da representação de gênero na coluna do Jornal O Tibagi (1948-1950) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: