"Que sabe dos homens e das mulheres": O Ensino de História a partir da representação de gênero na coluna do Jornal O Tibagi (1948-1950)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMELLO, ALANA RASINSKI DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-01T19:00:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-01T19:00:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-08-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Mestrado - Alana Rasinski de Mellopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600696-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa analisa como os papeis sociais de gênero foram construídos e naturalizados ao longo do tempo, como eles reforçam preconceitos e até mesmo justificam violências e como é necessário que isso seja problematizado na escola e no ensino de História. Partimos da ideia de que o papel da escola na nossa sociedade está muito além de simplesmente repetir estes conteúdos canônicos, o dever da escola é também formar um cidadão, uma cidadã crítica que saiba compreender o que vive e o que vê. E, trazer temas de gênero para a sala de aula têm o objetivo de demonstrar para os alunos como os papeis de homens e mulheres são construídos socialmente e não algo natural que não deva ser contestado. Para tornar esta discussão possível, foi utilizada como fonte da pesquisa a coluna “Que sabe dos homens e das mulheres”, do jornal semanal O Tibagi, que foi publicada entre os anos de 1948 e 1950, na cidade de Telêmaco Borba-PR. A partir desta coluna e da fundamentação teórica foi possível discutir como os papeis de gênero eram representados e reforçados na sociedade da época, entender as mudanças e permanências na representação destes papeis. Para a análise das fontes foi utilizada a teoria da análise de conteúdo de L. Bardin e para entender a construção das representações sociais foi usada a teoria de S.Moscovici. Os objetivos deste estudo foram: compreender a construção histórica e social do papel feminino e masculino; identificar os estereótipos de gênero reproduzidos na coluna “que sabe dos homens e das mulheres”; relacionar o contexto histórico com o conteúdo da coluna; discutir a utilização do jornal como fonte histórica; discutir a importância das questões de gênero na sala de aula. Ao realizar a análise das fontes, conseguimos perceber como a construção de alguns papéis de é feita e reforçada em nossa sociedade. Para realizar essa análise, as colunas foram divididas em categorias que fazem parte do nosso cotidiano. Após realizada a pesquisa foi realizada a construção de um material didático que possibilita a reflexão dos alunos sobre as questões de gênero, que mostre como a história tem diversas possibilidades de estudo, que o jornal pode ser uma fonte histórica bastante frutífera e como os ideais de homem e mulher foram construídos socialmente e como alguns desses ideais mudaram e outros permanecem até os dias atuais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.81 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História Gênero Papeis sociais Jornal Representações sociaispt_BR
Título: dc.title"Que sabe dos homens e das mulheres": O Ensino de História a partir da representação de gênero na coluna do Jornal O Tibagi (1948-1950)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos