
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Laure Monique Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Silvana Paulina de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-30T22:56:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-30T22:56:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600684 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esse produto educacional tem como objetivo proporcionar reflexões sobre o Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil com base nas concepções dos docentes. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, também é uma etapa importante no processo de desenvolvimento da criança. Vivemos em um turbilhão de informações, essas informações também afetam o cenário infantil, porém informação difere de conhecimento, o conhecimento só pode ser assim considerado quando organizado. Primeiro, deve-se considerar a criança como sujeito de direitos, pensante, ativo no processo de ensino e aprendizagem, não como uma tabula rasa. Os conhecimentos prévios que carregam, frutos de suas experiências e interações anteriores devem ser levados em consideração para alcançar conhecimentos mais complexos, mas as propostas pedagógicas não podem ser alicerçadas somente no interesse da criança, portanto, a relevância desse estudo é mostrar que todas as crianças são detentoras de potencialidades, são sujeitos pensantes e constroem hipóteses desde muito cedo, assim, buscamos pensar o ensino na educação infantil para além de ações espontaneístas, para tal, nos embasamos na pedagogia histórico-crítica. Desse modo, aplicamos 12 questionários que foram respondidos pelos docentes da Educação Infantil, da rede pública municipal de Maceió, Alagoas para analisarmos suas compreensões sobre o Ensino na Educação Infantil, mais especificamente o Ensino de Ciências Naturais nessa primeira etapa da Educação Básica. Realizamos uma análise das respostas e articulamos com os estudos realizados. Esse trabalho possui limitações e necessita de estudos complementares e pesquisas contínuas sendo socializadas e discutidas pelos docentes, visto que, tratamos de uma temática fundamental para o desenvolvimento integral da criança. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 549KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | docx | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | pt_BR |
| Título: dc.title | O Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil: reflexões e concepções docentes | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PRODUTO EDUCACIONAL.docx | 549,31 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/600684/2/PRODUTO EDUCACIONAL.docxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons