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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Laure Monique Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, Silvana Paulina de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-30T22:56:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-30T22:56:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600684 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse produto educacional tem como objetivo proporcionar reflexões sobre o Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil com base nas concepções dos docentes. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, também é uma etapa importante no processo de desenvolvimento da criança. Vivemos em um turbilhão de informações, essas informações também afetam o cenário infantil, porém informação difere de conhecimento, o conhecimento só pode ser assim considerado quando organizado. Primeiro, deve-se considerar a criança como sujeito de direitos, pensante, ativo no processo de ensino e aprendizagem, não como uma tabula rasa. Os conhecimentos prévios que carregam, frutos de suas experiências e interações anteriores devem ser levados em consideração para alcançar conhecimentos mais complexos, mas as propostas pedagógicas não podem ser alicerçadas somente no interesse da criança, portanto, a relevância desse estudo é mostrar que todas as crianças são detentoras de potencialidades, são sujeitos pensantes e constroem hipóteses desde muito cedo, assim, buscamos pensar o ensino na educação infantil para além de ações espontaneístas, para tal, nos embasamos na pedagogia histórico-crítica. Desse modo, aplicamos 12 questionários que foram respondidos pelos docentes da Educação Infantil, da rede pública municipal de Maceió, Alagoas para analisarmos suas compreensões sobre o Ensino na Educação Infantil, mais especificamente o Ensino de Ciências Naturais nessa primeira etapa da Educação Básica. Realizamos uma análise das respostas e articulamos com os estudos realizados. Esse trabalho possui limitações e necessita de estudos complementares e pesquisas contínuas sendo socializadas e discutidas pelos docentes, visto que, tratamos de uma temática fundamental para o desenvolvimento integral da criança. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 549KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | docx | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil: reflexões e concepções docentes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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PRODUTO EDUCACIONAL.docx | 549,31 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/600684/2/PRODUTO EDUCACIONAL.docxDownload |
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