O Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil: reflexões e concepções docentes

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Laure Monique Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Silvana Paulina de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-30T22:56:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-30T22:56:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-30-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600684-
Resumo: dc.description.abstractEsse produto educacional tem como objetivo proporcionar reflexões sobre o Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil com base nas concepções dos docentes. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, também é uma etapa importante no processo de desenvolvimento da criança. Vivemos em um turbilhão de informações, essas informações também afetam o cenário infantil, porém informação difere de conhecimento, o conhecimento só pode ser assim considerado quando organizado. Primeiro, deve-se considerar a criança como sujeito de direitos, pensante, ativo no processo de ensino e aprendizagem, não como uma tabula rasa. Os conhecimentos prévios que carregam, frutos de suas experiências e interações anteriores devem ser levados em consideração para alcançar conhecimentos mais complexos, mas as propostas pedagógicas não podem ser alicerçadas somente no interesse da criança, portanto, a relevância desse estudo é mostrar que todas as crianças são detentoras de potencialidades, são sujeitos pensantes e constroem hipóteses desde muito cedo, assim, buscamos pensar o ensino na educação infantil para além de ações espontaneístas, para tal, nos embasamos na pedagogia histórico-crítica. Desse modo, aplicamos 12 questionários que foram respondidos pelos docentes da Educação Infantil, da rede pública municipal de Maceió, Alagoas para analisarmos suas compreensões sobre o Ensino na Educação Infantil, mais especificamente o Ensino de Ciências Naturais nessa primeira etapa da Educação Básica. Realizamos uma análise das respostas e articulamos com os estudos realizados. Esse trabalho possui limitações e necessita de estudos complementares e pesquisas contínuas sendo socializadas e discutidas pelos docentes, visto que, tratamos de uma temática fundamental para o desenvolvimento integral da criança.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent549KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypedocxpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
Título: dc.titleO Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil: reflexões e concepções docentespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
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