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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Valéria Antônia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vilela, Rosana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sampaio, Josineide | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Sandra | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Neto, Àlvaro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-30T20:36:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-30T20:36:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO FINAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600683 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A proposta do projeto da “1ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO DE SAÚDE DO ECS DE ENFERMAGEM – HGE”, surgiu a partir dos resultados da dissertação de mestrado intitulada: “INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO DE SAÚDE: qual a contribuição do Estágio Curricular da graduação em Enfermagem na qualificação da assistência?”, contemplando a elaboração de um produto de intervenção no cenário estudado, buscando contribuir na transformação da realidade encontrada, conforme preconizado por este tipo de mestrado. Nesse contexto, o projeto de intervenção constitui-se em um elemento importante papel dentro da instituição, pois permite exprimir a capacidade de raciocionar sobre um cenário, envolvendo diversos atores na perspectiva do que fazer, como fazer, de onde se quer se chega e quais os recursos que devem ser alocados, possibiltando o envolvimento de todos pela sua importância no processo (SALVADOR, 2018). O cenário estudado foi a área vermelha de um hospital de emergência, escolhido devido à sua dinâmica e ao impacto que a assistência de enfermagem ao paciente tem em situações adversas. A amostra foi composta pelos enfermeiros assistenciais da emergência, que recebem os estagiários de enfermagem, com o objetivo de analisar a percepção desses, quanto à contribuição do estágio de enfermagem como qualificador da assistência. Nesta pesquisa, foi possível detectar a contribuição do ECS para a formação do aluno e do aprimoramento profissional enfermeiro do setor, porém, a contribuição como qualificador da assistência emerge em uma perspectiva subjetiva, relacionadas as fragilidades na articulação do ensino e serviço de saúde, na condução do planejamento do ECS da graduação de Enfermagem.Tais fragilidades apresentam impactos no acompanhamento das atividades realizadas pelos estagiários, no monitoramento e na própria avaliação do estágio, refletindo na avaliação da qualidade do que se é praticado – o cuidado ao paciente. Como o ECS, dentro das Diretrizes Curriculares do Curso de Enfermagem , tem grande impacto na formação profissional, seu planejamento deve ser o ponto central de sua execução, justificando o projeto aqui apresentado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 520KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço Hospitalar de Emergência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de integração docente assistencial. | pt_BR |
Título: dc.title | Oficina : “1ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO DE SAÚDE DO ECS DE ENFERMAGEM – HGE” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TACC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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