Oficina : “1ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO DE SAÚDE DO ECS DE ENFERMAGEM – HGE”

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFALpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Valéria Antônia-
Autor(es): dc.contributor.authorVilela, Rosana-
Autor(es): dc.contributor.authorSampaio, Josineide-
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Sandra-
Autor(es): dc.contributor.authorNeto, Àlvaro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-30T20:36:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-30T20:36:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-01-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO FINALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600683-
Resumo: dc.description.abstractA proposta do projeto da “1ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO DE SAÚDE DO ECS DE ENFERMAGEM – HGE”, surgiu a partir dos resultados da dissertação de mestrado intitulada: “INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO DE SAÚDE: qual a contribuição do Estágio Curricular da graduação em Enfermagem na qualificação da assistência?”, contemplando a elaboração de um produto de intervenção no cenário estudado, buscando contribuir na transformação da realidade encontrada, conforme preconizado por este tipo de mestrado. Nesse contexto, o projeto de intervenção constitui-se em um elemento importante papel dentro da instituição, pois permite exprimir a capacidade de raciocionar sobre um cenário, envolvendo diversos atores na perspectiva do que fazer, como fazer, de onde se quer se chega e quais os recursos que devem ser alocados, possibiltando o envolvimento de todos pela sua importância no processo (SALVADOR, 2018). O cenário estudado foi a área vermelha de um hospital de emergência, escolhido devido à sua dinâmica e ao impacto que a assistência de enfermagem ao paciente tem em situações adversas. A amostra foi composta pelos enfermeiros assistenciais da emergência, que recebem os estagiários de enfermagem, com o objetivo de analisar a percepção desses, quanto à contribuição do estágio de enfermagem como qualificador da assistência. Nesta pesquisa, foi possível detectar a contribuição do ECS para a formação do aluno e do aprimoramento profissional enfermeiro do setor, porém, a contribuição como qualificador da assistência emerge em uma perspectiva subjetiva, relacionadas as fragilidades na articulação do ensino e serviço de saúde, na condução do planejamento do ECS da graduação de Enfermagem.Tais fragilidades apresentam impactos no acompanhamento das atividades realizadas pelos estagiários, no monitoramento e na própria avaliação do estágio, refletindo na avaliação da qualidade do que se é praticado – o cuidado ao paciente. Como o ECS, dentro das Diretrizes Curriculares do Curso de Enfermagem , tem grande impacto na formação profissional, seu planejamento deve ser o ponto central de sua execução, justificando o projeto aqui apresentado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent520KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstágiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectServiço Hospitalar de Emergênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectServiços de integração docente assistencial.pt_BR
Título: dc.titleOficina : “1ª SEMANA DE INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO DE SAÚDE DO ECS DE ENFERMAGEM – HGE”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TACCpt_BR
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