DIÁLOGOS ENTRE CONHECIMENTO HISTÓRICO E ENSINO RELIGIOSO: REPRESENTAÇÕES DO ISLÃ NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO RELIGIOSO DO ESTADO DO PARANÁ (2006 2013)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTONATTO, Lucas Camargo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-01T20:17:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-01T20:17:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-17-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Mestrado - Lucas Camargo Tonattopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600667-
Resumo: dc.description.abstractO Islã, ao largo de longos anos, vem ocupando um tema constante em noticiários. Muitas vezes, tentou-se definir o Islã, contudo, visões estereotipadas e contraditórias foram feitas. Essas análises podem ser percebidas na educação, sobretudo nos livros didáticos, como apontam algumas pesquisas recentes, que estudaram as representações do Islã nos livros didáticos de História. Em nossa pesquisa, procuramos analisar essas representações do Islã em dois livros didáticos de Ensino Religioso, produzidos e distribuídos pelo Governo do Estado do Paraná, em dois momentos distintos (2008 – 2012), e que refletem duas propostas curriculares distintas. Analisamos os processos, contextos de produção e os conteúdos históricos presentes nas propostas curriculares e nos livros didáticos produzidos pelo Estado do Paraná, tentando compreender a relação entre as duas disciplinas em suas trajetórias até a atualidade. Essa relação pode ser percebida desde o período colonial, onde a História era introduzida como um conteúdo adjacente da disciplina de Ensino Religioso. Passando por diversos momentos da história educacional brasileira essa relação encontrou momentos de tensão e de debates entre as duas disciplinas. Propomos também, como produto pedagógico, um dossiê pedagógico, que contém uma série de documentos que podem ser trabalhados pelo professor em sala de aula, tanto para as disciplinas de Ensino Religioso e História, quanto outras disciplinas que estudem o Islã.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent22.95 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; ProfHistória; Ensino Religioso; Livro Didático; Islã; Representaçãopt_BR
Título: dc.titleDIÁLOGOS ENTRE CONHECIMENTO HISTÓRICO E ENSINO RELIGIOSO: REPRESENTAÇÕES DO ISLÃ NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO RELIGIOSO DO ESTADO DO PARANÁ (2006 2013)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
DIÁLOGOS ENTRE CONHECIMENTO HISTÓRICO E ENSINO RELIGIOSO-REPRESENTAÇÕES DO ISLÃ NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO DE ENSINO RELIGIOS.pdfDIÁLOGOS ENTRE CONHECIMENTO HISTÓRICO E ENSINO RELIGIOSO-REPRESENTAÇÕES DO ISLÃ NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO DE ENSINO RELIGIOSO DO ESTADO DO PARANÁ (2006 2013)22.95 MBAdobe PDF/bitstream/capes/600667/1/DIÁLOGOS ENTRE CONHECIMENTO HISTÓRICO E ENSINO RELIGIOSO-REPRESENTAÇÕES DO ISLÃ NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO DE ENSINO RELIGIOS.pdfDownload