Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TONATTO, Lucas Camargo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-01T20:17:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-01T20:17:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Mestrado - Lucas Camargo Tonatto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600667 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Islã, ao largo de longos anos, vem ocupando um tema constante em noticiários. Muitas vezes, tentou-se definir o Islã, contudo, visões estereotipadas e contraditórias foram feitas. Essas análises podem ser percebidas na educação, sobretudo nos livros didáticos, como apontam algumas pesquisas recentes, que estudaram as representações do Islã nos livros didáticos de História. Em nossa pesquisa, procuramos analisar essas representações do Islã em dois livros didáticos de Ensino Religioso, produzidos e distribuídos pelo Governo do Estado do Paraná, em dois momentos distintos (2008 – 2012), e que refletem duas propostas curriculares distintas. Analisamos os processos, contextos de produção e os conteúdos históricos presentes nas propostas curriculares e nos livros didáticos produzidos pelo Estado do Paraná, tentando compreender a relação entre as duas disciplinas em suas trajetórias até a atualidade. Essa relação pode ser percebida desde o período colonial, onde a História era introduzida como um conteúdo adjacente da disciplina de Ensino Religioso. Passando por diversos momentos da história educacional brasileira essa relação encontrou momentos de tensão e de debates entre as duas disciplinas. Propomos também, como produto pedagógico, um dossiê pedagógico, que contém uma série de documentos que podem ser trabalhados pelo professor em sala de aula, tanto para as disciplinas de Ensino Religioso e História, quanto outras disciplinas que estudem o Islã. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 22.95 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; ProfHistória; Ensino Religioso; Livro Didático; Islã; Representação | pt_BR |
Título: dc.title | DIÁLOGOS ENTRE CONHECIMENTO HISTÓRICO E ENSINO RELIGIOSO: REPRESENTAÇÕES DO ISLÃ NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO RELIGIOSO DO ESTADO DO PARANÁ (2006 2013) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DIÁLOGOS ENTRE CONHECIMENTO HISTÓRICO E ENSINO RELIGIOSO-REPRESENTAÇÕES DO ISLÃ NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO DE ENSINO RELIGIOS.pdf | DIÁLOGOS ENTRE CONHECIMENTO HISTÓRICO E ENSINO RELIGIOSO-REPRESENTAÇÕES DO ISLÃ NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO DE ENSINO RELIGIOSO DO ESTADO DO PARANÁ (2006 2013) | 22.95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600667/1/DIÁLOGOS ENTRE CONHECIMENTO HISTÓRICO E ENSINO RELIGIOSO-REPRESENTAÇÕES DO ISLÃ NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO DE ENSINO RELIGIOS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: