Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Goiano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Motta, Ana Carolina de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castro, André Luis da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-30T15:40:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-30T15:40:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cerrado em Jogo | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600661 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Cerrado em Jogo é um produto educacional vinculado à dissertação de mestrado “O bioma Cerrado no ensino médio: percepção de alunos, professores e a abordagem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”. É um jogo de cartas (deve ser impresso) que propõe a reflexão sobre a relação do ser humano com o bioma Cerrado. A ambiguidade proposital do nome "Cerrado em Jogo" amplia as possibilidades de discussões interdisciplinares ao remeter tanto à atividade lúdica como à degradação ambiental que o Cerrado vem sofrendo. O produto é disponibilizado em 4 versões: colorida; colorida com frente e verso intercalados (ideal para impressoras que viram as páginas automaticamente); preto e branca (impressão mais econômica/ecológica); semicolorida (impressão mais econômica também). São 42 cartas (5,7x 8,9cm), sendo duas com informações técnicas e as regras do jogo, e 40 com fotografias e informações de animais que vivem em ambientes naturais, rurais ou urbanos do Cerrado, incluindo o ser humano. A fim de trabalhar as percepções que os jogadores têm sobre o Cerrado e favorecer o sentimento de pertencimento, o jogo envolve características comuns aos animais e aos seres humanos: popularidade, peso (kg), quantidade de filhotes e anos de vida. Também foram incluídos o risco de extinção, que possibilita reflexões quando comparado ao do ser humano, e informações como nome científico e curiosidades. MECÂNICA DO CERRADO EM JOGO: para incluí-lo em atividades escolares, é recomendado que as turmas sejam divididas em grupos de no mínimo dois e no máximo oito alunos, com um baralho por grupo. As cartas devem ser embaralhadas e distribuídas entre os jogadores. Cada participante deve agrupar suas cartas, de modo que só possa visualizar o conteúdo daquela que ficar por cima do monte. Aquele que inicia a partida pode ser escolhido por sorteio ou conforme o entendimento dos participantes. O jogador da vez deve escolher estrategicamente um dos tópicos (popularidade, peso, filhotes, anos de vida e risco de extinção) da sua carta de cima e ler em voz alta a característica e o valor a ela atribuído. Em seguida, os demais jogadores leem, um a um, o mesmo tópico de suas cartas de cima e comparam os valores. Quem tiver o maior valor ganha a rodada e as cartas (utilizadas na rodada) dos demais jogadores, que deverão ser colocadas atrás de seu montinho de cartas. A cada rodada, um participante deve escolher um tópico, seguindo o sentido horário em que os jogadores estão posicionados. Em caso de empate entre dois ou mais jogadores, a rodada deverá ser decidida somente entre eles. O desempate é feito a partir de outro tópico da mesma carta, indicado por quem iniciou a rodada. Vence o jogo aquele que ganhar todas as cartas do baralho ou que detiver o maior número de cartas quando o jogo for encerrado. | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | PCN | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temas transversais | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Game Based Learning | - |
Título: dc.title | Cerrado em Jogo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica | - |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CERRADOEMJOGO_COLORIDO.pdf | Colorido | 27,53 MB | A4 | /bitstream/capes/600661/8/CERRADOEMJOGO_COLORIDO.pdfDownload |
CERRADOEMJOGO_COLORIDO_frenteverso.pdf | Frente e verso intercalados | 27,53 MB | A4 | /bitstream/capes/600661/9/CERRADOEMJOGO_COLORIDO_frenteverso.pdfDownload |
CERRADOEMJOGO_PRETO_E_BRANCO.pdf | Escala de cinza | 10,05 MB | A4 | /bitstream/capes/600661/10/CERRADOEMJOGO_PRETO_E_BRANCO.pdfDownload |
CERRADOEMJOGO_SEMICOLORIDO.pdf | Parcialmente colorido | 11,94 MB | A4 | /bitstream/capes/600661/11/CERRADOEMJOGO_SEMICOLORIDO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons