A MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Aldenice-
Autor(es): dc.contributor.authorSantana, Camila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-28T15:03:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-28T15:03:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Aldenice Educapespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600634-
Resumo: dc.description.abstractO domínio da língua inglesa possibilita ao sujeito vivenciar experiências na formação acadêmica e no mundo do trabalho, bem como aproveitar momentos de lazer, assistindo a filmes sem legendas, lendo livros, compreendendo comandos de jogos e letras de músicas etc. Para atingir tal proficiência, é importante que a aprendizagem seja significativa para o estudante. Por acreditar que a música possa ser um elemento motivacional para esse processo, pois ela está presente na vida das pessoas em todos os momentos, transmitindo diversas emoções intrínsecas ao ser humano, esta pesquisa busca investigar em que medida uma sequência didática interativa que tem a música como norteadora pode contribuir para a aprendizagem da língua inglesa de estudantes da EPT. Trata-se de um estudo qualitativo, que adota a pesquisa-ação como perspectiva metodológica. Desse modo, o desenvolvimento desta pesquisa está pautado na ressignificação e qualificação das práticas pedagógicas, com base em um processo de autorreflexão do grupo formado pela docente regente e por oito estudantes matriculados no 2° ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Médio, do Instituto Baiano de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Baiano), Campus Senhor do Bonfim, Bahia. As atividades realizadas foram registradas na plataforma Google Docs e no diário de bordo da docente. Quanto à metodologia didática, optou-se pela sequência didática interativa, modelo proposto por Oliveira (2013), que utiliza o círculo hermenêutico-dialético visando à construção de novos conhecimentos. Como aporte teórico, utilizou-se a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, de 1982, a partir do seu principal representante no Brasil, Moreira (2011). Os resultados mostraram que os estudantes se sentiram motivados ao participar de atividades com a música como recurso pedagógico, bem como de discussões que os colocaram como atores do próprio processo de aprendizagem, endossando a relevância da contribuição dos estudantes no desenvolvimento das atividades pedagógicas para uma aprendizagem significativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.391 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem de Língua Inglesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática Interativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMúsicapt_BR
Título: dc.titleA MÚSICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – PROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons