ENSINO DE GESTÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSENA, Rosenir Batista Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-29T05:05:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-29T05:05:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE GESTÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INTEGRADOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600626-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), teve como objetivo principal mostrar um encadeamento de projeção, aplicação e análise de processos de ensino e aprendizagem através do instrumento da Sequência Didática, com intuito de conduzir os estudantes a refletirem e proporem soluções para problemas relacionados a impactos ambientais em seu entorno. A pesquisa encontra-se inserida no campo de estudo multidisciplinar, com técnica de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e quantitativa, por meio do método crítico-dialético. As análises dos dados se deu pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016), seguindo os passos de pré-análise — organizaram-se bibliografias, documentos, leis, modelos de sequências didáticas e formulários para validação do produto; exploração do material — pesquisou-se e organizou-se a escrita da Sequência, submetida à avaliação de professores colaboradores e aprofundada conforme inferências; e tratamento dos resultados e interpretação — a partir de uma análise categorial com o propósito de aprimoramento do ensinar do docente e o aprender dos discentes. Utilizando-se da metodologia ativa problematizadora, executada mediante organização de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, que proporcionasse uma formação mais real e atrativa, em pilares humanísticos, científicos e tecnológicos, mediados por objetivos educacionais afetivos-cognitivos para promoção do ensinar e aprender dialético e emancipatório. Apresentando como resultado 86% (oitenta e seis por cento) de aceitação dos participantes da pesquisa em relação a metodologia ativa aplicada, concluindo que o diálogo problematizador e reflexivo promove que o conteúdo ensinado seja mais conscientemente absorvido, despertando nos estudantes a cidadania ativa, de governança ambiental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImpactos Ambientaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdministraçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE GESTÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INTEGRADOpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMultidisciplinarpt_BR
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