Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SENA, Rosenir Batista Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-29T05:05:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-29T05:05:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE GESTÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600626 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), teve como objetivo principal mostrar um encadeamento de projeção, aplicação e análise de processos de ensino e aprendizagem através do instrumento da Sequência Didática, com intuito de conduzir os estudantes a refletirem e proporem soluções para problemas relacionados a impactos ambientais em seu entorno. A pesquisa encontra-se inserida no campo de estudo multidisciplinar, com técnica de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e quantitativa, por meio do método crítico-dialético. As análises dos dados se deu pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016), seguindo os passos de pré-análise — organizaram-se bibliografias, documentos, leis, modelos de sequências didáticas e formulários para validação do produto; exploração do material — pesquisou-se e organizou-se a escrita da Sequência, submetida à avaliação de professores colaboradores e aprofundada conforme inferências; e tratamento dos resultados e interpretação — a partir de uma análise categorial com o propósito de aprimoramento do ensinar do docente e o aprender dos discentes. Utilizando-se da metodologia ativa problematizadora, executada mediante organização de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, que proporcionasse uma formação mais real e atrativa, em pilares humanísticos, científicos e tecnológicos, mediados por objetivos educacionais afetivos-cognitivos para promoção do ensinar e aprender dialético e emancipatório. Apresentando como resultado 86% (oitenta e seis por cento) de aceitação dos participantes da pesquisa em relação a metodologia ativa aplicada, concluindo que o diálogo problematizador e reflexivo promove que o conteúdo ensinado seja mais conscientemente absorvido, despertando nos estudantes a cidadania ativa, de governança ambiental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Impactos Ambientais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE GESTÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Rosenir Sena.pdf | ENSINO DE GESTÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO | 7,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600626/1/Dissertação Rosenir Sena.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: