Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Farias, Luzinéia Martins | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ghidini, André Ricardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-28T15:27:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-28T15:27:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Caderno para o Ensino de Botânica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600615 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na qualidade de ciência, a Botânica é responsável pelo estudo das plantas, com relevante implicações nos planos biológico, ambiental e social. Embora, atualmente presente nas disciplinas de Ciências e Biologia, seu ensino e aprendizagem tem se mostrado pouco relevante e atrativo entre professores e alunos. Nesta perspectiva, a presente pesquisa buscou analisar e discutir aspectos teóricos e práticos-metodológicos empregados no ensino e aprendizagem de Botânica no Ensino Fundamental II. Para tanto, objetivou-se a análise dos objetos de conhecimentos de Botânica orientados para os anos finais do Ensino Fundamental, na BNCC, no plano de curso de Ciências e nos livros didáticos, adotados pela Escola Estadual Rural União e Progresso em Porto Acre – AC. A pesquisa caracteriza-se quanto aos procedimentos metodológicos como um estudo de caso do tipo instrumental, sendo classificada quanto aos objetivos como pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como método de coleta a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Os dados obtidos permitiram a constatação das seguintes características: pouca notoriedade da temática Botânica no ensino, poucas aproximações com o contexto socioambiental e cultural, defasagem no diálogo entre os documentos oficiais e os recursos didáticos, e instabilidade no reconhecimento e valorização das aprendizagens Botânicas. Frente ao diagnóstico de insatisfações e desvalorização Botânica, foi feita uma análise dos procedimentos e recursos metodológicos desenvolvidos e aplicados em pesquisas direcionadas ao ensino e aprendizagem em Botânica, os resultados sugerem que o uso de metodologias e recursos diferenciados associados a contextualização de conceitos socioambientais e culturais podem surtir efeitos positivos na aprendizagem dos alunos, de modo que o ensino teórico e prático não só amplia a compreensão de aspectos de conscientização, preservação e conservação, mais abre possibilidades para o reconhecimento da Botânica como ciência viva, em contínua evolução e profundamente relacionada ao cotidiano. Nesse sentido, foi desenvolvido um caderno de aulas guiadas para o ensino da disciplina no Ensino Fundamental II, considerando o contexto sociocultural da escola em estudo, com o objetivo de auxiliar os professores nas aplicações e abordagens dos conteúdos de Botânica no ensino de ciências. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 86 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Botânica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Título: dc.title | Caderno de aulas guiadas para o ensino de botânica no Ensino Fundamental II | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto_educacional.pdf | 9,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600615/2/produto_educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons