Caderno de aulas guiadas para o ensino de botânica no Ensino Fundamental II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFarias, Luzinéia Martins-
Autor(es): dc.contributor.authorGhidini, André Ricardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-28T15:27:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-28T15:27:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-
identificador: dc.identifier.otherCaderno para o Ensino de Botânicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600615-
Resumo: dc.description.abstractNa qualidade de ciência, a Botânica é responsável pelo estudo das plantas, com relevante implicações nos planos biológico, ambiental e social. Embora, atualmente presente nas disciplinas de Ciências e Biologia, seu ensino e aprendizagem tem se mostrado pouco relevante e atrativo entre professores e alunos. Nesta perspectiva, a presente pesquisa buscou analisar e discutir aspectos teóricos e práticos-metodológicos empregados no ensino e aprendizagem de Botânica no Ensino Fundamental II. Para tanto, objetivou-se a análise dos objetos de conhecimentos de Botânica orientados para os anos finais do Ensino Fundamental, na BNCC, no plano de curso de Ciências e nos livros didáticos, adotados pela Escola Estadual Rural União e Progresso em Porto Acre – AC. A pesquisa caracteriza-se quanto aos procedimentos metodológicos como um estudo de caso do tipo instrumental, sendo classificada quanto aos objetivos como pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como método de coleta a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Os dados obtidos permitiram a constatação das seguintes características: pouca notoriedade da temática Botânica no ensino, poucas aproximações com o contexto socioambiental e cultural, defasagem no diálogo entre os documentos oficiais e os recursos didáticos, e instabilidade no reconhecimento e valorização das aprendizagens Botânicas. Frente ao diagnóstico de insatisfações e desvalorização Botânica, foi feita uma análise dos procedimentos e recursos metodológicos desenvolvidos e aplicados em pesquisas direcionadas ao ensino e aprendizagem em Botânica, os resultados sugerem que o uso de metodologias e recursos diferenciados associados a contextualização de conceitos socioambientais e culturais podem surtir efeitos positivos na aprendizagem dos alunos, de modo que o ensino teórico e prático não só amplia a compreensão de aspectos de conscientização, preservação e conservação, mais abre possibilidades para o reconhecimento da Botânica como ciência viva, em contínua evolução e profundamente relacionada ao cotidiano. Nesse sentido, foi desenvolvido um caderno de aulas guiadas para o ensino da disciplina no Ensino Fundamental II, considerando o contexto sociocultural da escola em estudo, com o objetivo de auxiliar os professores nas aplicações e abordagens dos conteúdos de Botânica no ensino de ciências.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent86 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectBotânicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectContextualizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleCaderno de aulas guiadas para o ensino de botânica no Ensino Fundamental IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons