Chegou um aluno Surdo, e agora? Um roteiro de aprendizagem para professores do ensino de administração para Surdos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Acre (IFAC)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarreto, Alexandre-
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, César Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-24T21:53:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-24T21:53:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-23-
identificador: dc.identifier.otherchegou um aluno surdo e agorapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600517-
Resumo: dc.description.abstractPara muitos educadores, à primeira vista, a palavra “roteiro” pode trazer a imagem de algo rígido, de um procedimento a ser cumprido, de um “jeito certo” ou “jeito único” de se trabalhar o ensino com os alunos. Quando pensamos em roteiro, pensamos na ideia de primeiros passos para a construção de uma longa jornada de conhecimentos. Logo, este não é um roteiro para que o professor consulte como um dicionário ou guia, quando tiver dúvidas. Trata-se de uma proposta de formação inicial que busca contribuir com alternativas para a resolução de dois problemas: o distanciamento dos professores em relação a compreensão do universo dos Surdos, suas especificidades e seus processos de aprendizagem e a dificuldade de planejamento das ações educativas voltadas para os Surdos. Estas foram demandas identificadas em pesquisa realizada junto aos professores do ensino de Administração e tradutores e intérpretes de Libras Língua Portuguesa no Campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre em 2020. Este roteiro de aprendizagem para o ensino de administração para Surdos é um produto educacional resultante do projeto “Ensino de Administração para Surdos: o caso do Instituto Federal do Acre”, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” no macroprojeto “Inclusão e Diversidade em Espaços Formais e Não Formais de Ensino na EPT”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológica. Ensino de administração para Surdos Recursos Educacionais. Roteiro de aprendizagem.pt_BR
Título: dc.titleChegou um aluno Surdo, e agora? Um roteiro de aprendizagem para professores do ensino de administração para Surdospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientada IIIpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais