Geografia e Sociedade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Rosemeire Aparecida de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-24T20:42:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-24T20:42:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-
identificador: dc.identifier.otherGuia_de_Estudos_Geografia_e_Sociedade_CC_BY_SA.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600515-
Resumo: dc.description.abstractA ênfase ao trabalho docente nas séries iniciais do ensino fundamental é dada, na maioria das vezes, à alfabetização; assim sendo, os estudos da sociedade e da natureza têm sido deixados em segundo plano. Logo, você pode estar se perguntando: Qual é a validade dessa área no Ensino Fundamental? Pois bem, tomemos essa indagação como ponto de partida para delimitarmos nosso trabalho neste Fascículo. Não se trata aqui de fazer do professor das séries iniciais um pesquisador de ponta nessa área do conhecimento – a Geografia, mas, sim, desenvolver conceitos que são importantes para a compreensão dessa área, buscando aproximar a teoria da prática na Geografia que se ensina. Mas, e a pergunta inicial: Qual a validade do estudo da Geografia? Podemos responder a essa questão de diferentes maneiras. A principal certamente diz respeito ao papel da escola na formação do cidadão e a relevância da Geografia nesse processo. Ou seja, partimos do pressuposto de que a sala de aula pode ser um espaço de transformação, pois o conhecimento abre a possibilidade, por meio do trabalho criativo, de o aluno pensar o mundo a partir de sua condição real de existência. E, nesse caminho, a Geografia é indispensável, pois é a ciência que estuda e busca compreender o espaço produzido pelo homem – o espaço geográfico. Para que possamos construir os conceitos fundamentais da Geografia, no necessário debate teoria e prática, é fundamental não apenas a leitura do texto, mas realizar também as sugestões de leitura no final das unidades, uma vez que elas visam aprofundar o conhecimento. Além disso, há as atividades, a indicação de filmes e o imprescindível debate com seus colegas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,61 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociedadept_BR
Título: dc.titleGeografia e Sociedadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLICENCIATURA EM PEDAGOGIApt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons