INSTRUMENTAÇÃO PARA A PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA I

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMongelli, Magda Cristina Junqueira Godinho-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Heloísa Laura Queiroz Gonçalves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-25T18:37:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-25T18:37:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-
identificador: dc.identifier.otherInstrumentação_Pesquisa_Prática_Ensino_Matemática_1_CC_BY_SApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600500-
Resumo: dc.description.abstractA elaboração deste material baseou-se em resultados recentes de pesquisas sobre processos de ensino-aprendizagem, em publicações atuais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática, em notas de aula, bem como em projetos desenvolvidos nos últimos anos por professores do Departamento de Matemática –UFMS, pelo MEC, tais como: PNLD, PCN, PROVÃO, ENEM e outros. A disciplina Instrumentação para a Pesquisa e Prática de Ensino de Matemática I será formada por quatro Módulos. • No primeiro Módulo, estudaremos os sistemas de numeração antigos e o atual. Faremos uma introdução às quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), utilizando materiais didáticos de manipulação. • No segundo Módulo, estudaremos as quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). • No terceiro Módulo, estudaremos os números fracionários e decimais. • No quarto Módulo, estudaremos conceitos da geometria espacial e plana. No desenvolvimento dos temas, buscaremos estar de acordo com tendências pedagógicas atuais, dentre elas o recurso à História da Matemática, ao uso de novas tecnologias da comunicação, ao uso de materiais concretos (visando a passagem do concreto para o abstrato) e a resolução de problemas. No presente material, abordaremos as quatro operações com números naturais a partir de alguns materiais didáticos de manipulação (sapateira, ábaco, material dourado), para então partir para uma discussão dos algoritmos relacionados a essas operações.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMATEMÁTICApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectENSINOpt_BR
Título: dc.titleINSTRUMENTAÇÃO PARA A PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA Ipt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLICENCIATURA EM MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineINSTRUMENTAÇÃO PARA A PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA Ipt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons