Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mongelli, Magda Cristina Junqueira Godinho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Heloísa Laura Queiroz Gonçalves da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-25T18:37:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-25T18:37:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
identificador: dc.identifier.other | Instrumentação_Pesquisa_Prática_Ensino_Matemática_1_CC_BY_SA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600500 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A elaboração deste material baseou-se em resultados recentes de pesquisas sobre processos de ensino-aprendizagem, em publicações atuais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática, em notas de aula, bem como em projetos desenvolvidos nos últimos anos por professores do Departamento de Matemática –UFMS, pelo MEC, tais como: PNLD, PCN, PROVÃO, ENEM e outros. A disciplina Instrumentação para a Pesquisa e Prática de Ensino de Matemática I será formada por quatro Módulos. • No primeiro Módulo, estudaremos os sistemas de numeração antigos e o atual. Faremos uma introdução às quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), utilizando materiais didáticos de manipulação. • No segundo Módulo, estudaremos as quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). • No terceiro Módulo, estudaremos os números fracionários e decimais. • No quarto Módulo, estudaremos conceitos da geometria espacial e plana. No desenvolvimento dos temas, buscaremos estar de acordo com tendências pedagógicas atuais, dentre elas o recurso à História da Matemática, ao uso de novas tecnologias da comunicação, ao uso de materiais concretos (visando a passagem do concreto para o abstrato) e a resolução de problemas. No presente material, abordaremos as quatro operações com números naturais a partir de alguns materiais didáticos de manipulação (sapateira, ábaco, material dourado), para então partir para uma discussão dos algoritmos relacionados a essas operações. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | MATEMÁTICA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO | pt_BR |
Título: dc.title | INSTRUMENTAÇÃO PARA A PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA I | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | INSTRUMENTAÇÃO PARA A PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA I | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Instrumentação_Pesquisa_Prática_Ensino_Matemática_1_CC_BY_SA.PDF | E-book | 12,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600500/2/Instrumentação_Pesquisa_Prática_Ensino_Matemática_1_CC_BY_SA.PDFDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons