CAMINHOS DE MEDIAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DO USO DO JOGO DIGITAL DE ENTRETENIMENTO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiás-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Escarllat Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorFARIA, Elisabeth Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorGONÇALVES JÚNIOR, Marcos Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-24T19:43:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-24T19:43:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-20-
identificador: dc.identifier.otherCAMINHOS DE MEDIAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DO USO DO JOGO DIGITAL DE ENTRETENIMENTO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600492-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de Caderno Educacional, apresenta uma proposta de uso dos jogos digitais para o ensino de matemática, sendo resultado da dissertação desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2018 a 2021, cujo produto final é a dissertação “Formação de Conceitos Matemáticos: Contribuições do Jogo Digital”. Dessa forma, traço reflexões a respeito de como o jogo digital pode ser utilizado em aulas de matemática e de como o aluno poderá desenvolver conceitos científicos a partir de situações matemáticas presentes no jogo. O referencial teórico foi inspirado principalmente nos estudos sobre o planejamento, em Libâneo (2013), do Ensino de Matemática nos autores Lorenzato (2011), D’Ambrósio (1986 e 2012) e Nunes, Carraher e Schliemann (2011), e do jogo Huizinga (2017) e Caillois (2017), do jogo digital em Schell (2010), Salen e Zimmerman (2012) e Arribavene (2019). Dessa forma, foi elaborada uma ficha de avaliação do jogo digital e uma proposta didática de seu uso, envolvendo dois jogos de entretenimento: Hay Day e Plantas versus Zumbies.-
Tamanho: dc.format.extent1,08 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectJogo Digital-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPrimeira fase do Ensino Fundamental-
Título: dc.titleCAMINHOS DE MEDIAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DO USO DO JOGO DIGITAL DE ENTRETENIMENTO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino na Educação Básica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais