Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Maria Cláudia Caires Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Oliveira, Maria Cristina Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-22T20:34:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-22T20:34:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Maria Cláudia Caires Costa Almeida | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600387 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta revista pretendemos apresentar alguns aspectos da historicidade do ensino de geometria, que se transformam ao longo do tempo e tem conexão com as necessidades dos diferentes momentos históricos e culturais. Ela se destina aos professores dos anos iniciais da Educação Básica e têm como objetivo trazer a reflexão sobre temas controversos do atual ensino de matemática nos anos iniciais, tais como a simetria. Nessa perspectiva vamos apresentar dois temas que foram introduzidos no ensino primário brasileiro a partir da década de 1960: noções de topologia e geometria por transformações. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 959.000 bytes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria, Movimento da Matemática Moderna, Topologia, Geometria das transformações | pt_BR |
Título: dc.title | O SENTIDO DE LOCALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO: noções de geometria para crianças | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional MCCCA.pdf | 958.8 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600387/2/Produto Educacional MCCCA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons