
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Cleber Sigals | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-22T13:58:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-22T13:58:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ROCK NACIONAL, DÉCADA DE 80 E ENSINO DE HISTÓRIA: REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL EM ESTADO VIOLÊNCIA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600378 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A década de 1980 foi marcada pela transição democrática brasileira e pela efervescente cena cultural do rock nacional. O objeto de pesquisa desta dissertação de mestrado é investigar as possibilidades e limites dos usos do rock nacional dos anos oitenta para o ensino e aprendizagem histórica, mais especificamente sobre a redemocratização da sociedade brasileira no recorte temporal que vai Lei de Anistia à eleição de Collor (1979-1989). Delimitamos como sujeitos da pesquisa qualitativa em ensino de história, estudantes jovens e adultos da disciplina História do Brasil de um curso técnico pós-médio da educação profissional da cidade de Florianópolis. Pesquisar as protonarrativas escritas por estudantes a partir dos usos do rock nacional da década de 1980 para o ensino e aprendizagem sobre a Redemocratização do Brasil, parte do pressuposto de que investigar a consciência histórica primeira dos estudantes, constitui um ponto de partida instigante para o planejamento de uma Aula de História. As perspectivas teóricas estão calcadas nas seguintes categorias: consciência histórica, narrativa histórica, fonte histórica e protonarrativas a partir da teoria da história de Jörn Rüsen (2001; 2007a, 2007b), em suas relações com canção popular e fonte canção (AZAMBUJA, 2013), além de uma breve síntese historiográfica sobre a Redemocratização do Brasil (SKIDMORE,1998), (FAUSTO (2011), (DEL PRIORI; VENÂNCIO, 2010), (ALEXANDRE, 2002). A metodologia de trabalho baseia-se nas operações processuais da pesquisa histórica (RÜSEN, 2007a) adaptadas a uma pesquisa em ensino e aprendizagem histórica (RÜSEN, 2012) direcionada a um pequeno grupo focal de estudantes voluntários e os subjacentes instrumentos de investigação. A hipótese do trabalho procura comprovar que o rock nacional dos anos 1980 faz parte do gosto musical de estudantes jovens e adultos e pode ser apropriado como fonte histórica significativa para ensino e aprendizagem sobre o processo de redemocratização da sociedade brasileira. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Rock nacional; Ensino e aprendizagem histórica; Consciência histórica | pt_BR |
| Título: dc.title | ROCK NACIONAL, DÉCADA DE 80 E ENSINO DE HISTÓRIA: REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL EM ESTADO VIOLÊNCIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| CLEBERSIGALSSOARESPROFHISTÓRIAUFSC.pdf | 819,23 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600378/2/CLEBERSIGALSSOARESPROFHISTÓRIAUFSC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons