Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Edite | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Bruno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-21T16:14:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-21T16:14:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Bruno_Produto Final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600315 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino da oralidade constitui um grande desafio para os professores de língua inglesa da rede pública de ensino em função das dificuldades enfrentadas nesse setor. Atualmente, porém, a Internet, à qual tem sido acessada especialmente por meio de dispositivos móveis como o celular, tem proporcionado aos aprendizes maior contato com exemplos de uso do idioma. Assim, esta pesquisa se propôs a investigar o desenvolvimento da oralidade com a integração de tecnologias digitais e foi norteada pelo seguinte problema: em que medida o uso do aplicativo WhatsApp pode propiciar o desenvolvimento de habilidades orais nas aulas de língua inglesa? Traçou-se como objetivo geral investigar as contribuições da utilização do WhatsApp para o desenvolvimento de habilidades orais na língua inglesa de uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, procuramos, por meio de uma intervenção pedagógica: (a) evidenciar as affordances percebidas com o uso do aplicativo WhatsApp para o desenvolvimento de habilidades orais na língua inglesa (b) identificar indícios de desenvolvimento da compreensão auditiva e produção oral e (c) avaliar as atividades desenvolvidas a partir do WhatsApp. Para conduzir a pesquisa em questão, seguimos os estudos de van Lier (2000, 2004, 2010) sobre a perspectiva ecológica de aprendizagem voltada para o uso de tecnologias digitais; de Bygate (2010), Thornbury (2009) e de Goh e Burns (2012) referentes à oralidade; as concepções de Widdowson (1991) e as orientações da BNCC (BRASIL, 2017) acerca do ensino-aprendizagem de língua estrangeira para fins comunicativos. A pesquisa é de cunho qualitativo e apresenta traços característicos de uma pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa contribuíram com o trabalho investigativo respondendo questionários, participando de atividades pedagógicas online e de entrevistas semiestruturadas presenciais gravadas em áudio. A Análise dos dados foi orientada pelos princípios teórico-metodológicos da Análise do Conteúdo. Como produto educacional da pesquisa em pauta, foi construído um caderno com sugestões para atividades de compreensão e produção oral mediadas por tecnologias digitais fundamentado nos estudos de Shneiderman (2006). Os resultados indicam que o WhatsApp pode ser usado como uma ferramenta pedagógica para complementar as aulas presencias de língua inglesa. Os sujeitos da pesquisa encontraram diferentes tipos de affordance que os ajudaram a suplantar restrições de espaço e tempo para a prática das habilidades orais, a compartilhar informação e a criar estratégias para a (inter) comunicação durante as atividades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,85 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem de língua inglesa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Affordances | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidades orais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | pt_BR | |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental. | pt_BR |
Título: dc.title | Hibridizando as aulas de língua inglesa com o Whatsapp | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Seminário de Orientação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Bruno_Produto Final.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600315/2/Bruno_Produto Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons