TRILHA NUMÉRICA: JOGO EDUCACIONAL DIGITAL SOBRE AS QUATRO OPERAÇÕES NUMÉRICAS E SUAS INVERSAS.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Franciscana (UFN)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCesar, Ana Maria Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorBulegon, Ana Marli-
Autor(es): dc.contributor.authorScremin, Greice-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-20T15:44:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-20T15:44:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-05-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600214-
Resumo: dc.description.abstractO ensino com o uso de jogos é uma busca para tornar a educação matemática mais palpável e de fácil entendimento para o aluno. Este artigo tem como objetivo apresentar um produto educacional, no formato de um jogo educacional digital (Trilha Numérica). O jogo envolve as quatro operações numéricas e suas inversas, por meio de situações-problema, com a finalidade de contribuir para a superação das dificuldades matemáticas na transição dos anos iniciais para anos finais do ensino fundamental. Este produto educacional foi desenvolvido no contexto do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT), da Universidade Franciscana (UFN). Quando se mostra a trajetória da Matemática durante os séculos, permite aos alunos perceberem que os números surgiram da necessidade que os povos antigos tinham de registrar o tempo e as quantidades. Contextualizar a matemática com o dia-a-dia dos alunos é fazer com que eles entendam o surgimento, o conceito e a utilidade do estudo dessa ciência. Nesse sentido, espera-se que o produto educacional, aqui apresentado, possa contribuir com os alunos na compreensão do mundo que os cercam e na tomada de decisões em situações cotidianas. E ainda, que ele possa contribuir com as possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de Matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent326 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos Educacionais Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOperações Numéricaspt_BR
Título: dc.titleTRILHA NUMÉRICA: JOGO EDUCACIONAL DIGITAL SOBRE AS QUATRO OPERAÇÕES NUMÉRICAS E SUAS INVERSAS.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGECIMAT - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional - Final do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
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