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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Franciscana (UFN) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cesar, Ana Maria Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bulegon, Ana Marli | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Scremin, Greice | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-20T15:44:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-20T15:44:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-05 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600214 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino com o uso de jogos é uma busca para tornar a educação matemática mais palpável e de fácil entendimento para o aluno. Este artigo tem como objetivo apresentar um produto educacional, no formato de um jogo educacional digital (Trilha Numérica). O jogo envolve as quatro operações numéricas e suas inversas, por meio de situações-problema, com a finalidade de contribuir para a superação das dificuldades matemáticas na transição dos anos iniciais para anos finais do ensino fundamental. Este produto educacional foi desenvolvido no contexto do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT), da Universidade Franciscana (UFN). Quando se mostra a trajetória da Matemática durante os séculos, permite aos alunos perceberem que os números surgiram da necessidade que os povos antigos tinham de registrar o tempo e as quantidades. Contextualizar a matemática com o dia-a-dia dos alunos é fazer com que eles entendam o surgimento, o conceito e a utilidade do estudo dessa ciência. Nesse sentido, espera-se que o produto educacional, aqui apresentado, possa contribuir com os alunos na compreensão do mundo que os cercam e na tomada de decisões em situações cotidianas. E ainda, que ele possa contribuir com as possibilidades e estratégias pedagógicas no ensino de Matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 326 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos Educacionais Digitais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Operações Numéricas | pt_BR |
Título: dc.title | TRILHA NUMÉRICA: JOGO EDUCACIONAL DIGITAL SOBRE AS QUATRO OPERAÇÕES NUMÉRICAS E SUAS INVERSAS. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PPGECIMAT - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional - Final do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
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