Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GUIMARÃES, Jardel Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Renato Darcio Noleto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-20T00:04:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-20T00:04:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC Jardel Lima Guimarães | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600134 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho possui o objetivo apresentar os resultados de um experimento que envolveu alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA - campus São João dos Patos. A partir da oferta de um curso de Instrumentação e Instrumentalização do App Inventor 2 à luz da Teoria da Gênese Instrumental (Rabardel) com o intuito dos alunos aprenderem utilizar a plataforma App Inventor 2 na construção de aplicativos para smartphones. Na estruturação do trabalho, utilizamos a Engenharia Didática, subdividida nas seguintes etapas: as análises prévias, concepção e análise a priori, apresentando a descrição da Engenharia Didática na concepção de Artigue. Em seguida fora realizada uma revisão de estudos contendo os aspectos históricos e matemáticos, aspectos curriculares e estudos sobre função afim. Como metodologia de aplicação utilizamos a Modelagem Matemática que ofereceu aos alunos a oportunidade de descobrir através de questionamentos, pesquisa e investigações, soluções para problemas de situações do cotidiano. Na resolução dos problemas propostos, tiveram a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos matemáticos de um modo diferente do método clássico ou tradicional, sob o ponto de vista de efetuarem prioritariamente cálculos para solucionar as situações. Certamente, a proposta de ensino contribuiu na formação do aluno como cidadão crítico e participativo, uma vez que analisou os problemas de maneira investigativa, por conseguinte útil durante situações da vida. No experimento, descrevemos e analisamos resultados a partir das concepções e análise a priori coletadas ao longo das atividades, desenvolvidas em grupos, designados por grupo A, B e C descrevendo as questões elaboradas e suas resoluções. Por último apresentamos a análise a posteriori e validação da engenharia onde acreditamos que os resultados foram positivos para a pesquisa após as apresentações, principalmente pelo fato de que todos os estudantes utilizaram as atividades, e dados coletados para propor e resolver os problemas, com a construção e utilização dos aplicativos criados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,23 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO PRIMEIRO GRAU: MODELAGEM MATEMÁTICA COM A CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS PARA SMARTPHONES NO APP INVENTOR 2 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura Plena em Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC FINAL CORRIGIDO JARDEL 1.2.3 (2).pdf | TCC Jardel Guimarães | 1,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600134/2/TCC FINAL CORRIGIDO JARDEL 1.2.3 (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons