ENSINO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO PRIMEIRO GRAU: MODELAGEM MATEMÁTICA COM A CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS PARA SMARTPHONES NO APP INVENTOR 2

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGUIMARÃES, Jardel Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Renato Darcio Noleto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-20T00:04:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-20T00:04:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-
identificador: dc.identifier.otherTCC Jardel Lima Guimarãespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600134-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho possui o objetivo apresentar os resultados de um experimento que envolveu alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA - campus São João dos Patos. A partir da oferta de um curso de Instrumentação e Instrumentalização do App Inventor 2 à luz da Teoria da Gênese Instrumental (Rabardel) com o intuito dos alunos aprenderem utilizar a plataforma App Inventor 2 na construção de aplicativos para smartphones. Na estruturação do trabalho, utilizamos a Engenharia Didática, subdividida nas seguintes etapas: as análises prévias, concepção e análise a priori, apresentando a descrição da Engenharia Didática na concepção de Artigue. Em seguida fora realizada uma revisão de estudos contendo os aspectos históricos e matemáticos, aspectos curriculares e estudos sobre função afim. Como metodologia de aplicação utilizamos a Modelagem Matemática que ofereceu aos alunos a oportunidade de descobrir através de questionamentos, pesquisa e investigações, soluções para problemas de situações do cotidiano. Na resolução dos problemas propostos, tiveram a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos matemáticos de um modo diferente do método clássico ou tradicional, sob o ponto de vista de efetuarem prioritariamente cálculos para solucionar as situações. Certamente, a proposta de ensino contribuiu na formação do aluno como cidadão crítico e participativo, uma vez que analisou os problemas de maneira investigativa, por conseguinte útil durante situações da vida. No experimento, descrevemos e analisamos resultados a partir das concepções e análise a priori coletadas ao longo das atividades, desenvolvidas em grupos, designados por grupo A, B e C descrevendo as questões elaboradas e suas resoluções. Por último apresentamos a análise a posteriori e validação da engenharia onde acreditamos que os resultados foram positivos para a pesquisa após as apresentações, principalmente pelo fato de que todos os estudantes utilizaram as atividades, e dados coletados para propor e resolver os problemas, com a construção e utilização dos aplicativos criados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,23 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAplicativospt_BR
Título: dc.titleENSINO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO PRIMEIRO GRAU: MODELAGEM MATEMÁTICA COM A CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS PARA SMARTPHONES NO APP INVENTOR 2pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura Plena em Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons