O FAZER TÉCNICO-PEDAGÓGICO DO TAE NO IF BAIANO: A PRODUÇÃO DOS SENTIDOS NA INVENÇÃO DO COTIDIANO

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL BAIANO - IF BAIANO CAMPUS CATU-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, Dalcy Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-16T14:43:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-16T14:43:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_FTP_ProfEPT_Souza_Dalcy Alves de-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599959-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa versa sobre o fazer técnico-pedagógico desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), com ênfase na atuação do Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) e alicerçada em uma etnopesquisa de cunho otobiográfico que, com seu fulcro na abordagem qualitativa, se propõe a escutar os registros do cotidiano vivenciados pelos TAE que integram as equipes técnico-pedagógicas dessa instituição. O marco contextual adotado são as alterações que ocorreram no cotidiano desse fazer a partir do redimensionamento da Rede Federal e da consequente criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), por meio da Lei nº 11.892/08 (BRASIL, 2008), a qual não aponta, em seu texto, orientações ou previsões instituintes de políticas de desenvolvimento profissional específicas para esse cargo. Além disso, inexiste, no cenário do IF Baiano, regulamentações específicas de institucionalização das atribuições e dos espaços-tempos de atuação desse cargo. Nesse contexto, esta pesquisa investigou o processo de constituição dos sentidos produzidos pelos sujeitos na construção do fazer técnico-pedagógico no cotidiano do IF Baiano, quando, em parceria com os participantes da pesquisa, foram construídos os referenciais propositivos para a institucionalização das atribuições e dos espaços-tempos de atuação dos Técnicos em Assuntos Educacionais na Educação Profissional Técnica e Tecnológica (EPT). Assim, os TAE são os sujeitos da pesquisa, e, também, como colaboradores partícipes, os demais integrantes das equipes técnico-pedagógicas e gestores de diferentes campi, Pró-Reitoria de Ensino e Diretoria de Gestão de Pessoas. A título de epistemologia teórico-metodológica, as bases referenciais são os estudos sobre o cotidiano inerentes à Hermenêutica de Certeau (1998); sobre a etnometodologia (MACEDO, 2010) e as vivências inerentes à Otobiografia (MONTEIRO, 2004). Com base nessas noções, foi possível conhecer as singularidades da atuação desses profissionais, ressignificando as percepções institucionais sobre esse fazer no âmbito da EPT. Percepção essa sintetizada em um registro acadêmico-institucional, com encaminhamentos de ordem propositiva, denominado Documento Referencial Orientador: atribuições e espaços tempos de atuação dos Técnicos em Assuntos Educacionais do IF Baiano, produto final da investigação cuja pretensão é provocar e subsidiar a criação do plano de regulamentação institucional das atividades dos TAE no âmbito do IF Baiano.-
Tamanho: dc.format.extent4538k-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação. Educação Profissional e Tecnológica. Técnico em Assuntos Educacionais. Fazer Técnico-pedagógico. Cotidiano.-
Título: dc.titleO FAZER TÉCNICO-PEDAGÓGICO DO TAE NO IF BAIANO: A PRODUÇÃO DOS SENTIDOS NA INVENÇÃO DO COTIDIANO-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseProfEPT - Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientada-
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