Avaliação da aprendizagem: uma estratégia para a disciplina de lógica de programação no ensino médio utilizando a taxonomia de Bloom

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucanopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLoiola, Alex Lacerda Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Francisco Kelsen-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-15T23:52:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-15T23:52:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-15-
identificador: dc.identifier.otherAvaliação da aprendizagem uma estratégia para a disciplina de lógica de programação no ensino médio utilizando a taxonomia de Bloompt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599933-
Resumo: dc.description.abstractEsse produto é fruto da pesquisa intitulada “Avaliação de aprendizagem na disciplina de Lógica de Programação do Curso Técnico Integrado em Informática”. O produto está estruturado em dois tópicos principais: Conteúdo e Forma da avaliação da aprendizagem e Taxonomia dos objetivos educacionais de Benjamin Bloom. No primeiro tópico, apresentamos uma divisão esquemática, que se convenciona chamar de conteúdo e forma da avaliação. O conteúdo diz respeito àquilo que é efetivamente objeto de avaliação. A forma é o “como” é realizada a avaliação, ou seja, a escolha de uma estratégia que envolve a definição de objetivos de aprendizagem, a escolha dos instrumentos de avaliação mais adequados, a periodicidade que as avaliações serão realizadas para verificar se os objetivos estão sendo alcançados de maneira satisfatória e, caso não estejam sendo alcançados, que o docente possa adaptar a sua estratégia de ensino para superar as dificuldades dos estudantes e garantir a aprendizagem. O trabalho com o auxílio da Taxonomia de Bloom é de fundamental importância para o planejamento dos objetivos de aprendizagem de forma mais clara, explicitando o nível de complexidade que se deseja atingir no trabalho com os estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.947 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTaxonomia de Bloompt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLógica de programaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
Título: dc.titleAvaliação da aprendizagem: uma estratégia para a disciplina de lógica de programação no ensino médio utilizando a taxonomia de Bloompt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons