Caderno de Atividades Pedagógicas de Práticas Argumentativas em uma Abordagem Interdisciplinar no Ensino Médio Integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva, Vanessa Patrícia Sabino-
Autor(es): dc.contributor.authorGuimarães, Edilene Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-15T22:41:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-15T22:41:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherCaderno de Atividades Pedagógicas de Práticas Argumentativas em uma Abordagem Interdisciplinar no Ensino Médio Integradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599931-
Resumo: dc.description.abstractUm dos maiores desafios hoje na sala de aula é fazer com que os(as) estudantes estejam motivados e engajados na aprendizagem. Para isso, é necessário utilizar estratégias de ensino que facilitem a dinâmica da sala de aula. Assim, este Caderno de Atividades foi elaborado para auxiliar o desenvolvimento de novas metodologias de ensino envolvendo o domínio argumentativo em uma abordagem interdisciplinar. Convém ressaltar, a princípio, que a minha experiência como docente de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Pernambuco contribuiu para a elaboração deste produto educacional. Para facilitar o trabalho em termos didáticos, costumo agrupar os conteúdos curriculares em três campos de ensino do Português, o que chamarei aqui de áreas intradisciplinares: Literatura, Estudo dos Textos e Análise Linguística. Na minha prática de sala de aula, em geral, alterno semanalmente as áreas mencionadas, reservando uma semana para cada, estruturando o ensino em uma espécie de roti na pedagógica. Além disso, para a construção desde produto educacional, foi considerado todo o processo de desenvolvimento da dissertação do Mestrado em Educa ção Profi ssional e Tecnológica (ProfEPT), desde a pesquisa bibliográfica e documental à análise dos dados suscitados nos questionários aplicados aos sujeitos envolvidos. Nesse sentido, desenvolvemos uma sequência didática argumentativa interdisciplinar ancorada fundamentalmente nas proposições de Zabala (2002) e Liberali (2013). Por fim, desenvolvemos também materiais de apoio para operacionalização da Sequência Didática Argumentativa Interdisciplinar, que constam no Apêndice.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,46 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEduCapespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas argumentativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectabordagem interdisciplinarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCaderno de Atividadespt_BR
Título: dc.titleCaderno de Atividades Pedagógicas de Práticas Argumentativas em uma Abordagem Interdisciplinar no Ensino Médio Integradopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons