Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | da Silva, Vanessa Patrícia Sabino | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Guimarães, Edilene Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-15T22:41:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-15T22:41:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Caderno de Atividades Pedagógicas de Práticas Argumentativas em uma Abordagem Interdisciplinar no Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599931 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Um dos maiores desafios hoje na sala de aula é fazer com que os(as) estudantes estejam motivados e engajados na aprendizagem. Para isso, é necessário utilizar estratégias de ensino que facilitem a dinâmica da sala de aula. Assim, este Caderno de Atividades foi elaborado para auxiliar o desenvolvimento de novas metodologias de ensino envolvendo o domínio argumentativo em uma abordagem interdisciplinar. Convém ressaltar, a princípio, que a minha experiência como docente de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Pernambuco contribuiu para a elaboração deste produto educacional. Para facilitar o trabalho em termos didáticos, costumo agrupar os conteúdos curriculares em três campos de ensino do Português, o que chamarei aqui de áreas intradisciplinares: Literatura, Estudo dos Textos e Análise Linguística. Na minha prática de sala de aula, em geral, alterno semanalmente as áreas mencionadas, reservando uma semana para cada, estruturando o ensino em uma espécie de roti na pedagógica. Além disso, para a construção desde produto educacional, foi considerado todo o processo de desenvolvimento da dissertação do Mestrado em Educa ção Profi ssional e Tecnológica (ProfEPT), desde a pesquisa bibliográfica e documental à análise dos dados suscitados nos questionários aplicados aos sujeitos envolvidos. Nesse sentido, desenvolvemos uma sequência didática argumentativa interdisciplinar ancorada fundamentalmente nas proposições de Zabala (2002) e Liberali (2013). Por fim, desenvolvemos também materiais de apoio para operacionalização da Sequência Didática Argumentativa Interdisciplinar, que constam no Apêndice. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,46 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EduCapes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas argumentativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | abordagem interdisciplinar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Caderno de Atividades | pt_BR |
Título: dc.title | Caderno de Atividades Pedagógicas de Práticas Argumentativas em uma Abordagem Interdisciplinar no Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons