Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dias, Santos, Ana Manoel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-15T15:32:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-15T15:32:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Curso de Formação Continuada | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599927 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Era no nono ano do Ensino Fundamental II que, em geral, havia um aprofundamento nos conteúdos de química, já vistos ao longo das outras séries, o que demandava conhecimentos que poderiam trazer dificuldades para os professores de Ciências com formação em Biologia. Pois, é possível identificar nos diferentes currículos de formação destes professores pouca ênfase na química, ou seja, as disciplinas que tratam desse conhecimento são poucas e sem articulação com as demais áreas do conhecimento. Dentre as dificuldades identificadas está a de transitar entre as observações fenomenológicas e as explicações científicas, ou seja, entender a relação dialética entre modelo e realidade, teoria e fenômeno, característica importante da ciência química. Nesta perspectiva, a presente proposta de pesquisa tem na formação inicial de professores de Ciências Biológicas o principal objeto de estudo. O objetivo é investigar através de resultados de pesquisas e, também, dos relatos de professores de escolas da rede de ensino do município do Rio de Janeiro os obstáculos enfrentados pelos docentes no ensino da química em turmas do nono ano, bem como discutir a formação inicial de professores de Ciências numa perspectiva interdisciplinar e sua formação como um possível caminho para superação de obstáculos no processo do ensino de química no Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de ciências de escolas da rede de ensino do município do Rio de Janeiro. A metodologia analítica empregada nas perguntas foi estruturada de acordo com as concepções de Moraes (2003) à cerca da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados e as análises das entrevistas feitas aos professores foram divididos em categorias, de acordo com a metodologia analítica empregada. Como produto, elaboramos o desenho didático de um curso de formação continuada para professores de Ciências à fim de contribuir para a superação da dicotomia conhecimento teórico x prático no processo de ensino-aprendizagem de Ciências no Ensino Fundamental na cidade do Rio de Janeiro, apresentando uma trilha interdisciplinar através da história e da filosofia da ciência. Das análises e reflexões obtidas na revisão de literatura e nas respostas dos professores concluímos que muitos não estão convictos de que seus mecanismos de ensino são exitosos, que não conseguem estabelecer um ensino mais interdisciplinar, por limitações em sua formação e/ou dificuldades com os próprios conteúdos de química. Corroboramos, ainda, a necessidade de mais estudos na área, apontando caminhos possíveis para novas investigações e melhorias do ensino de química. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 967 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de Ciências. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Título: dc.title | Formação Continuada para Professores de Ciências | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Curso de formação Continuada.pdf | 967.24 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599927/2/Curso de formação Continuada.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons