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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Garcia, Deise Palaver | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-10T19:22:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-10T19:22:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599854 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As mais diversas organizações têm sido desafiadas a contribuir para com o Desenvolvimento Sustentável, principalmente as Instituições de Ensino Superior, pois são consideradas um dos agentes capaz de promover as mudanças que a sociedade precisa para alcançar a sustentabilidade. Com o intuito de institucionalizar a sustentabilidade, ao longo do tempo, várias IES (do mundo todo) assinaram vários documentos/declarações demonstrando seu comprometimento com a causa. Mas para que essas intenções aconteçam na prática, primeiramente, mudanças devem ocorrer no âmbito dessas instituições, precisam mudar a forma como educam, pesquisam, se relacionam com a comunidade externa, e principalmente, como desenvolvem o próprio processo de gestão e operações. No contexto brasileiro há iniciativas no setor público, como a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), o programa procura impulsionar práticas sustentáveis, embora o programa não seja voltado para as IES, algumas instituições têm seguido as orientações da agenda na dimensão de gestão e operações de seus campi. As iniciativas são muitas, no entanto, não se sabe em que patamar está o processo de DS no âmbito das IES que adotam a A3P. Sendo assim, essa pesquisa tem por objetivo propor um Modelo de Maturidade em Sustentabilidade para as Instituições de Ensino Superior. Para este trabalho foi adotado como método de pesquisa a análise bibliográfica e a pesquisa Survey. Como resultado deste trabalho, é apresentado o Modelo de Maturidade em Sustentabilidade para Instituições de Ensino Superior (MMSIES), sua aplicação demonstrou que as IES investigadas, nas dimensões Ensino, Pesquisa e Extensão ainda estão no Estágio 1, caracterizado com apresentação de um comportamento reativo, e na dimensão Gestão e Operações estão no Estágio 2, caracterizado principalmente pela adoção de sistemas ecoeficientes. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Maturidade | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta de um modelo de maturidade em sustentabilidade para as instituições de ensino superior (MMS-IES) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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