Permanência e Êxito Guia Pedagógico de Ações em prol da democratização do ensino na EPT

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Lorena-
Autor(es): dc.contributor.authorVictor, Valci-
Autor(es): dc.contributor.authorSena, Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-11T13:32:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-11T13:32:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_Guia Pedagógico de Ações em prol da democratização do ensino na EPTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599845-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional (PE) é o resultado de uma pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT. Trata-se de um Guia de Ações Pedagógicas para orientar o trabalho de combate à evasão dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, na perspectiva da prevenção dos fatores associados à evasão dentro da esfera de atuação do campus. Este PE é um material flexível e se configura como uma fonte norteadora para otimizar os trabalhos de combate à evasão nas unidades acadêmicas. Compreende-se a existência de realidades distintas e complexas, portanto, adaptar as ações deste PE se torna indispensável para contemplar as particularidades de cada unidade de ensino. A priori, a elaboração deste guia emergiu de certas inquietações quanto à democratização do ensino no Brasil. Apesar do avanço da oferta de vagas desde 2008, com a expansão da Rede Federal de Ensino, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), assim como outras modalidades de ensino, vêm se deparando com o desafio de consolidar essa democratização, em razão da magnitude dos índices de evasão. Nessa direção, o guia propõe de forma prática o direcionamento de possíveis ações a serem desenvolvidas no campus, pelos servidores, com o intento de colaborar com a permanência e o êxito dos estudantes nos cursos. Este Guia Pedagógico de Ações está estruturado em quatro unidades e um apêndice. As unidades estão organizadas com o Plano da Ação e todos os materiais utilizados em cada uma das intervenções. Nas Unidades 1 e 3 ainda constam uma subseção sobre a ferramenta utilizada na respectiva intervenção. A temática de cada unidade é mencionada a seguir: Unidade 1: Planejamento da intervenção de sensibilização dos servidores no que diz respeito ao combate à evasão. Unidade 2: Planejamento da Semana de Ambientação e Integração (SAI), com vistas ao acolhimento dos estudantes ingressantes nos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Unidade 3: Planejamento da “Oficina Projetar para Viver BEM”. Unidade 4: Indicações de estratégias e materiais para o acompanhamento geral e individual de estudantes propensos à evasão. Apêndice: Caderno de Planejamento de estudo para os estudantes, desenvolvido para ser entregue durante a “Oficina Projetar para Viver BEM”.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent64,0 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica. Evasão. Permanência. Atribuições causais. TIC’s.pt_BR
Título: dc.titlePermanência e Êxito Guia Pedagógico de Ações em prol da democratização do ensino na EPTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de ensinopt_BR
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