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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Katie Fabiano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-10T13:28:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-10T13:28:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | UEL - KATIE F. RIBEIRO - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599813 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objeto desta pesquisa são os jovens estudantes do Ensino Médio público, no município de Cambé, e objetivou-se (re)pensar suas identidades juvenis em interface com o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as possibilidades de mediar o processo ensino-aprendizagem em Sociologia através desse universo. Os estudantes estão inseridos na modernidade líquida (BAUMAN, 2001) e tem como marcas a efemeridade, a individualidade e a fluidez em todos os aspectos da vida social. Neste contexto, outro fenômeno se evidencia: a negação da verdade, a irreflexão e, ao mesmo tempo, uma indiferença com relação aos fatos. Essa nova consciência líquido-moderna é a consciência da pós-verdade (TESICH, 1992), um culto às crenças e paixões individuais, projetadas a longo alcance, de tal modo a criar comunidades que compartilham das mesmas crenças e sentimentos. O ciberespaço (LEVY, 1997) torna-se um lugar próprio deste contexto, haja vista suas características fluidas e de informações constantes, bem como, das Redes Sociais (RECUERO, 2009). Assim, pensar o ensino de Sociologia para os jovens estudantes é pensar em experiências de ensinagem (ANASTASIOU, 2002) e de metodologias ativas (MORAN, 2015) que sejam capazes, em um contexto de irreflexão, de despertar o pensamento crítico e a reflexão sobre a realidade que se inserem. Diante disso, problematizou-se os usos que essas juventudes fazem nas NTIC e as possibilidades para o ensino de Sociologia através deste “universo digital”. A pesquisa ocorreu em 2019 e combinou os métodos quantitativo e qualitativo – por meio de um questionário semiestruturado, pôde-se compreender as interfaces dos jovens estudantes com as NTIC, através do uso das redes sociais e da influência dos Youtubers em suas experiências online e de aprendizagem; em um segundo momento, propôs-se uma experiência didática através da produção de vídeos, quando realizou-se uma observação participante. A análise dos vídeos que resultaram desta experiência didático-metodológica evidenciou que, apesar de alguns percalços, os estudantes conseguiram desenvolver processos de reflexão sobre a realidade que vivem, perpassando a desnaturalização e o estranhamento do meio, de forma a desenvolver o pensamento crítico. Os resultados apontam para a importância de considerar o potencial das NTIC como recurso para o processo de ensino-aprendizagem de Sociologia em uma perspectiva que centre o processo nos jovens estudantes. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes. Ensino de Sociologia. NTIC. Modernidade Líquida. Pós-Verdade. | pt_BR |
Título: dc.title | Juventudes no Ensino Médio: Produção de Vídeos como Recurso Metodológico Para o Ensino de Sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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UEL - KATIE F. RIBEIRO - Dissertação.pdf | 13.79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599813/2/UEL - KATIE F. RIBEIRO - Dissertação.pdfDownload |
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